Correio Braziliense publica estudo da FEBRAFITE sobre arrecadação do IPVA
18/03/2013
O jornal Correio Braziliense de hoje (18) publicou matéria no Caderno Economia com dados do estudo da assessoria econômica da FEBRAFITE sobre a arrecadação do Imposto de Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) nos últimos seis anos.
De acordo com o estudo, a receita do IPVA praticamente dobrou no período, crescendo 82,6% em termos nominais. O desempenho, superior ao do ICMS despertou o interesse, pois no mesmo período a expansão da frota de veículos foi de 47,4% e os preços sofreram deflação de 11,6%, conforme o subíndice de IPCA associado aos automóveis novos.
A matéria publicou ainda a diferença dos preços dos veículos usados em quatro Estados (BA, SC, SP e RJ) e no Distrito Federal. Em entrevista ao jornal, Roberto Kupski, presidente da Federação, afirmou que a disparada tanto na quantidade de carros quanto no volume de arrecadação do IPVA é consequência, sobretudo, da redução sobre o IPI na compra de um carro ou moto nova. Além disso, Kupski também destacou a ascensão de milhares de brasileiros à classe média, entre outros.
"Falta um padrão e, hoje, esse tributo é dividido entre o Estado (50 %) e os municípios (50 %) . Defendemos que, em uma eventual reforma tributária, o IPVA fique apenas com os municípios para simplicar o processo", disse Kupski.
Confira aqui para baixar a matéria na íntegra.
Fonte: Febrafite