COPA FIFA - Roberto Cláudio anuncia hoje se haverá feriados
Após consultar lojistas e trabalhadores, o prefeito de Fortaleza dará a palavra final nesta sexta-feira se decretará feriado nos dias de jogos da Copa na Capital cearense
Finalmente, sai hoje a definição da Prefeitura de Fortaleza quanto a decretação de feriados nos dias de jogos da Copa do Mundo na Capital cearense. Ontem, o prefeito Roberto Cláudio confirmou que tem em mãos as propostas de lojistas e trabalhadores do comércio a respeito do tema. “Vamos analisar e tomar uma decisão. O importante é contemplar o interesse de todos”, resumiu Roberto Cláudio.
Fortaleza vai sediar seis jogos da Copa de 2014. Um deles, na 1ª fase, reunirá Brasil x México, no dia 17 de junho. Será numa terça-feira, às 16 horas. Na avaliação da Câmara de Dirigentes Lojistas, a preocupação está com os jogos do Brasil, seja em Fortaleza, seja em outras capitais.
“Nossa proposta é que o comércio no Centro feche duas horas antes da partida, podendo reabrir nos shoppings depois do jogo, já que têm a possibilidade de funcionar até as 22 horas”, resumiu o diretor da CDL, Assis Cavalcante.
Ele considera não ser justo que no momento da Copa do Mundo, os lojistas sejam sacrificados com a decretação de um feriado, que deve gerar uma queda nas vendas em torno de 5% por dia. “Estamos preparando o comércio para a Copa e no dia em que podemos faturar, vamos é fechar? É como sermos barrados no próprio baile”, ironizou Assis Cavalcante.
Mais ganhos
A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel - CE) considera que a decretação de feriado nos dias de jogos da seleção brasileira vai garantir mais faturamento para o setor.
O presidente Ivan Assunção reconhece, no entanto, que a iniciativa traria prejuízos para parte do comércio. “Não é justo que alguns saiam ganhando e outros perdendo. Acho que pode haver um equilíbrio na decisão sobre o funcionamento”, ponderou.
Nas repartições públicas do Estado e Município, a tendência é pela decretação de ponto facultativo. “Só com o ponto facultativo nos órgãos públicos, o ganho para bares e restaurantes já será considerável. Muita gente vai sair de casa no dia anterior”, sugeriu o presidente da Abrasel-CE.
O prefeito Roberto Cláudio já havia acenado ao O POVO que não deve optar pela decretação de feriado. Ano passado, na Copa das Confederações, em junho aconteceu o contrário e houve feriado nos dois jogos aqui em Fortaleza. “No ano passado era uma evento teste. Havia mais obras de andamento. Hoje, a situação é diferente”, ressaltou.
A expectativa dos lojistas é que o horário do comércio nos dias de jogos de seleções estrangeiras em Fortaleza seja normal. Em partidas do Brasil, o horário segue o caminho da flexibilização.
Das 12 cidades-sede, apenas Fortaleza, Cuiabá e Manaus não definiram a questão do calendário comercial nos dias de jogos do torneio.
Fonte: Jornal O Povo