Contax terá abate de imposto para gerar 6 mil vagas
28/03/2014.
Os novos empregos serão gerados, a partir de parceira celebrada entre a Contax, o Estado e a Prefeitura Municipal
Em meio à violência que atormenta a cidade, praticada sobretudo por jovens na faixa etária entre 16 e 25 anos, novas oportunidades de trabalho se abrem para a classe juvenil. A Prefeitura de Fortaleza, o governo do Estado e a Contax, uma das maiores empresas de call center e tecnologia da informação do País, celebraram ontem, acordo para construção de um grande call center, que promete oferecer a abertura de até 6.000 postos de trabalho, sobretudo para jovens sem experiência e em busca do primeiro emprego.
O acordo foi fechado no Palácio da Abolição, no início da tarde, pelo governador Cid Gomes, o prefeito Roberto Cláudio e o presidente da Contax, o empresário Carlos Francisco Jereissati. Segundo o prefeito, a Contax vai entrar nos próximos dias com projeto na Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), com os pedidos de licenciamento ambiental, para a construção de um edifício, a ser situado na Avenida Augusto dos Anjos, por trás do terminal de ônibus do bairro da Parangaba.Benefício no ISS
Para viabilizar o empreendimento, a Prefeitura de Fortaleza irá reduzir, progressivamente, a alíquota do ISS, até o limite mínimo de 2%, e de outros impostos, à medida em que novos empregos forem gerados pela Contax na cidade. "Nós vincularemos a redução de tributos ao aumento de negócios e à expansão do número de empregos na empresa", explicou Roberto Cláudio, garantindo que o município não irá perder receitas com as desonerações concedidas.
Além disso, justificou, a concessão do benefício foi necessária para assegurar a instalação do novo call center em Fortaleza, tendo em vista que outros estados também estariam interessados em atrair o empreendimento. "A Contax iniciou as atividades aqui, hoje emprega 10 mil pessoas, mas parou (as contratações) e foi para Pernambuco, onde mantém 20 mil empregos. E agora nós estamos trazendo, porque são empregos para jovens, a maior parte egressos do ensino médio, universitários ou recém formados", explica.
Outro aspecto importante, frisou o prefeito, "é a localização (do call center), que será construído em uma área desafiadora da cidade, que irá atrair jovens, sobretudo de baixa renda para o primeiro emprego". Já o governo do Estado, através da STDS, irá viabilizar ações de capacitação de mão obra, com treinamentos específicos para cada área. Conforme disse, o call center irá oferecer vagas para operadores em várias áreas, como a bancária, de telefonia, saúde, educação, de seguros, etc, com salários médios, para operadores, de até R$1.500,00, por turno de seis horas diárias. A perspectiva é que o empreendimento entre em operação, já a partir de julho próximo.
Mais informações:
Contax - Av. Borges de Melo, 1677, fone: 3486-5483