Conselho Deliberativo aprova contas da Afresp de 2014
Na reunião do dia 20 de junho, o Conselho Deliberativo se reuniu no 4º andar da sede da Afresp. Participaram do encontro 20 Conselheiros titulares, dois suplentes com direito a voto e dois suplentes sem direito a voto. Dirigiram os trabalhos o presidente do Conselho, Paulo Henrique Cruz, o vice-presidente Luiz Carlos Benício, o 1º secretário Pedro de Oliveira Abrahão, e o 2º secretário, Leandro Radusweski Quintal.
Pela Diretoria Executiva estiveram presentes o presidente da Afresp, Rodrigo Keidel Spada, a 2ª vice-presidente e diretora Administrativa e de Convênios e Cultura, Angela Manzoti Nahman, o 1º tesoureiro e diretor Financeiro e de Tecnologia da Informação, Denis da Cruz Mângia Maciel, o secretário adjunto e diretor de Comunicação, José Roberto Soares Lobato e o diretor Jurídico, Nelson Trombini Junior.
O presidente Rodrigo saudou os Conselheiros e elogiou o presidente do Conselho Deliberativo, Paulo Henrique Cruz, pela condução das reuniões. Os primeiros itens da pauta foram a aprovação das atas das reuniões dos dias 14 de março e 10 de abril. Depois de ampla discussão sobre um dos itens da ata do dia 14/3, ela foi aprovada por 17 Conselheiros, e teve três abstenções. Já a do dia 10/4 recebeu a aprovação de 16 Conselheiros, recebeu três votos contrários e teve uma abstenção.
Em seguida, foi informado que o Conselheiro de Jundiaí, Carlos Pinheiro do Nascimento, entrou com um pedido de renúncia. O presidente Paulo Henrique Cruz deu posse ao suplente, José Corrêa de Barros Neto como titular.
Direito de Petição
Na sequência, o primeiro secretário, Pedro Abrahão, leu a petição do associado Antonio Guerra, ex-Conselheiro da Afresp, sobre a participação dos Conselheiros Luiz Carlos Toloi Junior e Teruo Massita na votação da aprovação do balanço e das contas de 2014 da Afresp. De acordo com o associado, os votos de Toloi e de Teruo deveriam ser colocados sob suspeição, por eles terem feito parte da Diretoria Executiva no mandato anterior. Guerra sugeriu que a Mesa Diretora analisasse seu pedido e o disponibilizasse aos Conselheiros. Como o Conselheiro Teruo Massita não esteve presente, foi colocado em debate somente o voto de Toloi.
Após ampla discussão, os Conselheiros Antenor Roberto Barbosa, Antonio Lourenço Colli, Claiton Osnir do Amaral, Eduardo Gonçalves, Henning Mario Von Rautenfeld, James Grejo, João Álfaro Soto, José Carlos Miguel de Mendonça, José Corrêa de Barros Neto, Leandro Radusweski Quintal, Luiz Carlos Benicio, Miguel Ângelo Carvalho da Silva, Paulo Henrique do Nascimento, Thiago Martins e Valéria Sampaio Carrijo votaram a favor da participação de Toloi na votação. O Conselheiro Pedro de Oliveira Abrahão foi contra, e Paulo Henrique Cruz, Sebastião Tadeu de Vasconcelos e Ulysses Freitas Pessanha Arêas se abstiveram.
Centro de Convivência do Predião
Logo após a votação, o Conselheiro Henning Mario Von Rautenfeld falou sobre a instalação do Centro de Convivência da Capital. Foi vistoriado um prédio, que fica em frente ao “Predião”, com dois andares que podem ser utilizados para este fim. Ele solicitou ao Conselho a aprovação da elaboração de um contrato de aluguel desse local, para já dar andamento ao processo de escolha da empresa que irá realizar as obras de adequação do espaço. O presidente Paulo Henrique solicitou um ofício para tornar o procedimento mais ágil. O diretor Financeiro Denis Mângia Maciel informou que o processo de aluguel dos andares já está adiantado.
Devido à saída da reunião do presidente do Conselho, Paulo Henrique Cruz, por volta das 11h, por motivos particulares, assumiu a presidência o Conselheiro Luiz Carlos Benício.
Relatórios de Acompanhamento Orçamentário
O próximo item da pauta foi a aprovação dos relatórios de Acompanhamento Orçamentário da Afresp 3º e 4º trimestre de 2014. O presidente da Comissão Fiscal, José Carlos Miguel de Mendonça, sugeriu a leitura somente do relatório do 4º trimestre, visto que ele já engloba os trimestres anteriores e oferece um número mais completo. A conclusão do relatório foi que a Associação está superavitária, e ele foi aprovado por unanimidade.
Família Afrespiana
O diretor de Comunicação, José Roberto Soares Lobato, falou em seguida. Ele leu o ofício que trata do dia da Família Afrespiana, do Seminário Internacional e da Assembleia Ordinária da Febrafite, que a Afresp deseja realizar na mesma semana. A intenção é que o evento conte com a presença de representantes políticos, especialistas nacionais e internacionais sobre tributação, para discutir o assunto com os colegas. Segundo ele, o evento é importante para que a classe entre no debate das questões tributárias e dará destaque à Afresp. O local escolhido foi o Casa Grande Hotel Resort & Spa, no Guarujá. O diretor Lobato solicitou ao Conselho a autorização para a realização do evento, que provavelmente excederá o limite estatutário e precisará de aprovação do Conselho. Os Conselheiros votaram preliminarmente a favor da realização do evento, e solicitaram que a Diretoria Executiva apresente um relatório com mais informações sobre os custos do evento até a próxima reunião do Conselho, quando haveria a aprovação em definitivo. Houve o voto contrário de Ulysses Freitas Pessanha Arêas.
Balanço Anual 2014
O outro item da pauta foi a aprovação das contas da Afresp e do Balanço Anual de 2014. O parecer da Comissão Fiscal foi lido por seu presidente, José Carlos Miguel de Mendonça, que fez uma recomendação à Diretoria Executiva sobre o pagamento de verbas indenizatórias a título de auxílio transporte aos diretores Executivos que se afastam da Secretaria da Fazenda para exercer seu mandato. A recomendação foi de se realizar um estudo mais aprofundado sobre o caso. Após ampla discussão, o Balanço foi aprovado pela maioria, inclusive com a recomendação acima, com o voto contrário de Luiz Carlos Benício.
Foi proposto que a Comissão Fiscal se reúna com a Diretoria Executiva para avaliar a melhor solução a respeito da rubrica desta verba e como ela pode ser comprovada. Foi proposto, também, que tais verbas indenizatórias deixem de ser pagas imediatamente, até que se conclua sobre sua legalidade. A proposta recebeu os votos a favor de João Álfaro Soto, Pedro de Oliveira Abrahão e Luiz Carlos Benício, e os demais votaram contra. Sebastião Tadeu de Vasconcelos se absteve em ambas as votações.
Relatório Fotográfico
O Conselheiro Antonio Lourenço Colli, que também é presidente da Comissão de Assessoria Legislativa e de Regionais, fez um requerimento sobre a elaboração de um relatório fotográfico das obras das Regionais, Centros de Convivência e da Sede, que deverá ser enviado ao diretor de Engenharia, de Regionais e também ao Conselho, para acompanhar os trabalhos. O requerimento foi aprovado, e teve a abstenção de James Grejo.
Vazamento no Refeitório
A diretora Administrativa Ângela Manzoti Nahman falou em seguida, solicitando ao Conselho aprovação do orçamento para a continuação da reforma do piso do refeitório da Sede e a eliminação de um vazamento de água sobre o Auditório. O Conselho aprovou a manutenção das obras. Na sequência, foi lido o processo C.D. 08/2015, e designado como relator o Conselheiro Antenor Roberto Barbosa, o qual solicitou de imediato a ajuda dos Conselheiros João Álfaro Soto e Luiz Carlos Toloi Junior. Ao fim, foram discutidos outros assuntos de interesse da classe.
Fonte: Afresp