Pular para o conteúdo principal

Publicado em: 17/09/2013

Conselho de Administração encerra semana de reuniões na Affego

17/09/2013.

Foi na Casa de Apoio Sindifisco Affego (Casa) que os membros do Conselho de Administração da Affego se reuniram no último sábado, 14, em sua 9ª Reunião Ordinária este ano. Eles compareceram em peso para debater a pauta do dia, na qual constavam 10 matérias de interesse para a Associação e os associados. Apenas depois do meio-dia os trabalhos se encerraram.

A reunião ordinária contou com a presença dos presidentes Joaquim Dilton de Moura Ornelas (Affego) e Belmiro Rosa Borges (Sindicato), além do vice-presidente da Crediffis, Norden Folador Faria e de Francisco Félix.

Affego-Saúde

Os trabalhos se inciaram, como de costume, com a leitura da Ata da 8ª Reunião Ordinária do Conselho, que foi aprovada. Em seguida, o presidente do CA, José Segurado, pediu a inversão da Ordem do Dia e convidou Norden Folador Faria, vice-presidente da Crediffis, para apresentar o relatório de participação no encontro da Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite) , em Maceió (AL), no qual foi debatida a situação dos planos de saúde do Fisco nacional.

Norden fez uma apresentação detalhada a respeito do encontro, mostrando índices financeiros compilados pela Febrafite e explicando aos conselheiros de que forma o plano foi avaliado no evento. Ele repassou as críticas e os elogios recebidos pelo Affego-Saúde e, por fim, teceu também comentários sobre os critérios de avaliação dos planos realizado pela Federação.

O pronunciamento de Norden foi complementado pelo do contador Juliano Negry, sócio da contadora Vera Godoy, do Departamento de Contabilidade da Associação. Ele apontou a falta de contato que existe entre os contadores dos planos de saúde do Fisco, o que dificulta uma troca de experiências que enriqueceria o trabalho deste setor dentro de cada operadora. A pedido dos conselheiros e após a fala de Juliano, Norden ficou de enviar uma cópia com o material trazido do encontro a cada um dos membros do CA para que eles pudessem fazer uma análise mais detalhada sobre o assunto.

Após a explanação dos colegas, os conselheiros retomaram a Ordem do Dia e fizeram a apreciação dos itens 3 e 4 da pauta: demonstrativos de despesas de agosto e quadro funcional da Affego/TCA/Administração/Saúde também em agosto, ambas aprovadas.

Convênios

O restante da reunião foi dedicado, sumariamente, à apreciação de propostas de convênio solicitadas pela Diretoria da Affego, e uma pela do Sindifisco. Um dos materiais propõe parceria com a seguradora Mongeral, que dá cobertura de vida a pessoas com 60 anos de idade ou mais; a outra oferta é com a Gold Corretora de Seguros, cujo convênio na Associação seria estendido à cobertura de vendas de seguros de veículo e residencial. As propostas foram aprovadas pelo Conselho.

O momento de mais intenso debate ocorreu também por conta de uma proposta de parceria. Tratava-se de uma solicitação feita pelo presidente Joaquim Dilton de Moura Ornelas, na qual pede a análise do Conselho sobre a possibilidade de divisão de despesas na festa de aniversário do Sindifsco, o Jubileu de Prata, que ocorrerá em novembro.

O presidente Belmiro Rosa Borges estava presente e acompanhou a reunião do CA e defendeu a proposta. “Trata-se de uma nova forma de pautarmos nossas negociações com a Administração. Sei que, no começo do ano, assumimos uma postura que pareceu radical a alguns colegas, mas também sabemos reconhecer quando recuar e tentar outras formas de abordagem. Homenagear é também uma forma de negociação”, ressaltou o sindicalista, apontando motivos que justificariam o apoio da Affego na realização da celebração.

O presidente Joaquim Dilton também falou, pontuando que não poderia tomar a decisão sem a análise dos Conselhos. “Enviei esta solicitação também para o Conselho Fiscal, porque acredito que se trata de algo grandioso, do qual os conselheiros devem se manifestar”.

O debate que se seguiu foi longo. Para alguns membros do CA, a comemoração traria gastos dispendiosos à Affego, visto se tratar de uma verba extra-orçamentária pesando nas finanças da Associação; outros preferiram ressaltar a união que permeia a relação das duas entidades, afirmando que não se trata apenas da comemoração do Jubileu de Prata do Sindicato, mas da celebração pelo Dia do Auditor Fiscal, data sempre celebrada em conjunto pelas entidades.

Ao final, os conselheiros preferiram deixar que os próprios presidentes, Dilton e Belmiro, decidissem sobre a parceria. Ficou também a encargo da Diretoria Executiva da Affego decidir pela contratação ou não da empresa DCO Engenharia e Processo, que apresentou proposta de projeto de estacão de tratamento e reuso da água das piscinas do Hotel TCA. Os conselheiros ponderaram que a contratação era interessante, e cabia ao presidente Dilton dar a palavra final.

Próxima reunião

A próxima reunião ordinária do CA está marcada para o dia 12 de outubro.

 

Fonte: Affego