Pular para o conteúdo principal

Publicado em: 12/11/2024

Comissão Julgadora define finalistas do Prêmio Estadual de Educação Fiscal do Ceará 2024

A Comissão Julgadora do Prêmio Estadual de Educação Fiscal do Ceará esteve reunida, na tarde desta segunda-feira, dia 11, na sede da Auditece para selecionar os 15 finalistas da edição 2024, distribuídos entre as categorias Escolas, Instituições, Imprensa e Tecnologia. A iniciativa tem como objetivo reconhecer projetos que contribuem para a conscientização e o engajamento da sociedade em temas relacionados à educação fiscal.

“A qualidade dos projetos inscritos demonstra o comprometimento das escolas, instituições, profissionais da imprensa e iniciativas tecnológicas com a promoção da cidadania e o entendimento sobre a importância dos tributos para o desenvolvimento social. A escolha dos finalistas foi desafiadora, pois tivemos projetos de alto nível,” destacou Clarissa Barroso, coordenadora do Prêmio.

Confira os finalistas, por categoria:


CATEGORIA ESCOLAS

  • EEMTI José Waldemar de Alcântara e Silva – Salitre

O projeto "Desenvolvendo a Educação Fiscal desde a Tenra Idade" promove a conscientização fiscal desde as primeiras séries da Educação Básica, abordando desde conceitos básicos até discussões avançadas, através de jogos e dinâmicas lúdicas.

  • EEMTI Maria José Santos Ferreira Gomes (CERE) – Fortaleza

Este projeto integra a Educação Fiscal no ensino médio de forma sistemática, por meio de disciplinas eletivas e atividades escolares que incentivam a conscientização sobre o papel dos impostos.

  • EEMTI Ricardo de Sousa Neves - Marco

Com a disciplina de Educação Fiscal inserida no currículo, o projeto visa fortalecer a compreensão sobre arrecadação e fiscalização dos recursos públicos, promovendo a participação ativa dos estudantes.

  • EEMTI Telina Barbosa da Costa – Fortaleza

Os alunos desenvolveram jogos, tanto digitais quanto de tabuleiro, que ensinam sobre Educação Fiscal de forma lúdica, destacando o valor social dos tributos.

  • EEEP Júlio França - Bela Cruz

Com atividades voltadas ao ensino médio e pequenos empreendedores, o projeto reforça a importância dos tributos e do exercício da cidadania, incluindo visitas a empreendedores locais para conscientização fiscal.


CATEGORIA INSTITUIÇÕES

  • Secretaria de Finanças de Fortaleza

Por meio do Prêmio Sefin de Finanças Públicas Municipais, promove concursos de desenho, paródia e redação, incentivando a inserção da Educação Fiscal nas escolas da capital.

  • Secretaria de Finanças de Juazeiro do Norte (Grupo de Educação Fiscal - GEFIN)

Projeto focado na formação de educadores fiscais, desenvolvido em parceria com várias secretarias municipais, para fortalecer a conscientização sobre a gestão pública.

  • Tribunal de Contas do Estado do Ceará/Instituto Plácido Castelo

Focado na disseminação de conhecimentos sobre orçamento, transparência e gestão pública, o projeto promove a educação fiscal com ênfase no controle social das contas públicas.

  • Universidade Federal do Cariri (UFCA)

O projeto "Educação Fiscal nas Escolas do Cariri Cearense" visa conscientizar estudantes da região do Cariri sobre temas como tributos, orçamento público e cidadania.


CATEGORIA IMPRENSA

  • Desigualdades históricas: como a justiça fiscal pode ajudar na assistência à população pobre no CE - Diário do Nordeste (Nicola Paulino)

A reportagem explora como uma tributação mais justa pode ajudar a aliviar a pressão econômica sobre as populações carentes.

  • Educação Fiscal no Ceará: da sala de aula para a sociedade - Sistema Verdes Mares (Alessandro Torres)

A matéria apresenta o impacto da Educação Fiscal em escolas públicas, com exemplos práticos do uso de jogos e visitas a empreendedores.

  • Especial Reforma Tributária e Desigualdades - O POVO (Samuel Pimentel)

Série de reportagens que examina a carga tributária e suas implicações para a desigualdade social.

  • Série de reportagens "Educação Fiscal: formando novos cidadãos" - Diário do Nordeste (Ingrid Coelho)

A série faz um panorama das iniciativas de Educação Fiscal nas escolas e sua importância para a cidadania.


CATEGORIA TECNOLOGIA

  • Educação Fiscal com Impressão 3D - "Construindo Cidadania Fiscal" - Gylly Peterson

Projeto que utiliza a impressão 3D para tornar o aprendizado sobre o sistema tributário mais tangível e interativo para os estudantes.

  • Fernanda, um chatbot sobre Educação Fiscal - Ricardo Normando

Chatbot desenvolvido para responder dúvidas sobre Educação Fiscal, com programação em Python e inteligência artificial.


COMISSÃO JULGADORA

A Comissão Julgadora foi coordenada por Clarissa Barroso e composta pelos seguintes representantes:

  • Argemiro Torres – Associação dos Auditores Fiscais da Administração Fazendária do Estado do Ceará (Auditece);
  • Hamilton Sobreira – Ordem dos Advogados do Brasil (OAB);
  • Joselice Lopes – Receita Federal do Brasil (RFB);
  • Luís Carlos Magalhães – Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará (Sefaz);
  • Moema Soares – TV Ceará (TVC) - Imprensa;
  • Osvaldo Rebouças – Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL);
  • Ronivaldo Sampaio – Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará (Sefaz) – Tecnologia;
  • Teresa Márcia Silveira – Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc).


O diretor executivo da Auditece, Juracy Soares, reforça a importância da iniciativa.“Esse prêmio reconhece o esforço de cada participante em disseminar a educação fiscal e despertar o engajamento cidadão. É gratificante ver o impacto que essas iniciativas já estão tendo na sociedade.”

SOLENIDADE DE PREMIAÇÃO

A cerimônia de premiação será realizada no dia 21 de novembro, às 15h, no Auditório da Sefaz 3 (Av. Alberto Nepomuceno, 6 - Centro), onde os vencedores serão anunciados. A Auditece parabeniza todos os finalistas e agradece o trabalho da Comissão Julgadora pela dedicação e comprometimento em promover a conscientização fiscal no Ceará.