Pular para o conteúdo principal

Publicado em: 20/06/2011

Começa VIII Congresso nacional e III internacional FEBRAFITE na capital paulista

20/06/2011.

Cerca setecentas pessoas, entre auditores fiscais estaduais de todo o país, autoridades e convidados prestigiaram a solenidade de abertura do VIII Congresso Nacional e III Internacional da FEBRAFITE na noite de ontem (19) no auditório Elis Regina, no Parque Anhembi, na capital paulista.


A solenidade teve início como grupo Zeminião Show que apresentou performance com as bandeiras de cada Estado brasileiro, da FEBRAFITE e do Brasil. A noite foi marcada por vários momentos de emoções, entre eles a entrega da Medalha da Ordem do Mérito FEBRAFITE. Receberam a medalha o ex-presidente da Afresp/SP, Teruo Massita; o diretor presidente da Vip’s Corretora de Seguros, Daniel Lopez Ahumada, corretora oficial da FEBRAFITE e patrocinadora do Congresso; e o ex-deputado federal paulista Hélio César Rosas.

O presidente da entidade oranizadora do Congresso, a Afresp, e também vice-presidente da FEBRAFITE, Luiz Carlos Toloi Júnior, se emocionou ao dar as boas-vindas a todos os presentes. “É uma honra sediar o VIII Congresso Nacional e III Internacional da FEBRAFITE. A organização de um evento dessa grandeza é um desafio para nossa entidade, tendo em vista as excelentes edições realizadas em outros Estados.”

No final do seu discurso, Toloi falou sobre o maior Estado brasileiro e 3° maior Estado do mundo, o Estado de São Paulo, sobre a Afresp, com 17 mil associados, ressaltou que durante os dias do Congresso serão discutidos vários temas importantes para a categoria fiscal e também para a sociedade brasileira e finalizou agradecendo ao presidente da Federação, Roberto Kupski, por ter dado a oportunidade da realização do Congresso em seu estado.

Já o presidente da FEBRAFITE e secretário-geral do FONACATE, Roberto Kupski, abriu o Congresso citando todos da mesa, as autoridades presentes, os patrocinadores, e principalmente a categoria fiscal presente durante a solenidade. Ressaltou que esta edição do evento, as discussões serão em torno da Administração Tributária autônoma, justiça fiscal e os avanços tecnológicos.

O deputado federal Arnaldo Farias de Sá ( PTB/SP) ressaltou o trabalho pela aprovação das PECs 555/06 (Previdencia Social)   89/07 (Teto Salarial Único)  e 270/08  (Garante ao servidor que aposentar-se por invalidez permanente o direito dos proventos integrais com paridade). “Esse evento trará subsídios para nossas lutas no Congresso Nacional”, finalizou.

O deputado federal e agente fiscal de Rendas de São Paulo, João Eduardo Dado (PDT/SP), saudou a todos e em nome da Câmara Federal trouxe a notícia que provavelmente neste ano a PEC 89/07 de sua autoria deverá ser aprovada no Plenário da Casa. “A aprovação valoriza o agente público em prol do equilíbrio da sociedade”, disse. João Dado também falou da importância da valorização da Administração Tributária e da justiça fiscal. Que deve ser prática à progressividade no Sistema Tributário brasileiro. “Juntos conseguiremos consegueiremos atender o interesse do funcionalismo público e da sociedade”, disse.

Representando o secretário de Fazenda de São Paulo, Andrea Calabi, o coordenador da Administração Tributária da Sefaz/SP,  José Clovis Cabrera, enfatizou que a FEBRAFITE está promovendo um debate com responsabilidade e realismo dentro do contexto do Fisco estadual. Para ele, trata-se de uma oportunidade ímpar que irá discutir o avanço tecnológico, entre outro temas.

Ao final, todos os presentes assistiram apresentacão musical do Grupo Meninos do Morumbi.

Participaram da mesa de abertura: o presidente da FEBRAFITE,  Roberto Kupski;  Luiz Carlos Toloi Junior (AFRESP), Deputado Federal João Eduardo Dado, Elena Guerrero (Diretora de Serviço de Planejamento e Relaçoes Institucionais da Adm. Tributária da Espanha), Pedro Delarue Tolentino Filho (Presidente do Sindifisco Nacional e Fonacate), Deputado Federal Arnaldo Faria de Sá, Deputado Estadual Vitor Sapienza, Denise Rodrigues Eloi de Brito (presidente da Unidas), José Clovis Cabrera (Coordenador da Adm. Tributária), Marco Antonio Perez de Acha (Serviço de Adm. Tributária (SAT) México, Glaucus Moreira Nascimento e Silva (Representando o governador do estado do Goiais), Carlos Marx Carrasco (Diretor Geral do CRI do Equador e presidente do Conselho Diretor do CIAT), Márcio Verdi (Secretário Executivo do CIAT), Manoel Isidro (presidente da Fenafisco).


Fonte: Febrafite