Pular para o conteúdo principal

Publicado em: 22/12/2010

Chefe da DIFIP fala dos benefícios do Safis e dos desafios para o próximo ano

22/12/10- Em reunião realizada com a ANFIP, o chefe de Divisão de Suporte à Atividade Fiscal Previdenciário (DIFIP) da Receita Federal do Brasil (RFB), Jordão Nóbriga da Silva Junior, falou sobre as expectativas com a implantação do sistema SAFIS e os desafios da Fiscalização Previdenciária para 2011.




Segundo Jordão, a nova versão do sistema vai melhorar a questão da eficiência na formalização e padronização dos processos fazendários e previdenciários. Além disso, ele avalia que o SAFIS vai melhorar as atividades de controle e de cobrança, além do julgamento dos processos. Com a criação de facilitador de preparação de arquivos de imagem no formato PDF, para serem destinados ao e-Processo, o auditor-fiscal não precisará mais escanear os documentos gerados pelo Safis, um a um, como vinha sendo feito, pois o sistema agora faz essa conversão automaticamente, explicou Jordão.

Com relação aos elementos de prova, que ficarão juntos com o próprio relatório, Jordão disse que o SAFIS agrupará todos os arquivos anexados pelo usuário e se o resultado do somatório do tamanho destes arquivos for superior a 10 Mb, o sistema dividirá automaticamente.

Além do servidor do órgão, o contribuinte também será beneficiado com o sistema. Conforme explicou, antes o contribuinte precisava fazer uma defesa para cada auto de infração. Agora, basta entrar com apenas um pedido por processo. Existe uma expectativa muito grande de economia de custo e de tempo com essa nova versão, ressaltou o chefe da DIFIP, que lembrou, no entanto, que a folha de rosto continua sendo distinta. Com essas vantagens, certamente o SAFIS vai gerar mais eficiência na execução dos trabalhos.

Ao falar sobre os próximos desafios, Jordão citou o projeto da folha de pagamento digital, que está sendo desenvolvido junto com o projeto da nova declaração previdenciária. Segundo ele, a implantação da folha digital, prevista para janeiro de 2012, será uma grande revolução. Ainda segundo ele, esse serviço implantará o padrão da contabilidade previdenciária e não haverá mais divergência entre a declaração e a folha de pagamento.

Entre as novidades para o próximo ano, o chefe da DIFIP informou que o SAFIS vai enviar os lançamentos de ofício diretamente para o SIEF-Processos, o que dará início à unificação do controle e cobrança do crédito previdenciário.

Jordão informou ainda que o e-Safira deverá ser lançado no próximo dia 27, e que esse sistema vai substituir o Safira gradativamente a partir do ano que vem. Ao defender os benefícios do novo sistema, ele lembrou que no antigo não havia a importação de planilhas (infrações), e garantiu que o e-Safira permitirá uma melhor interface entre o usuário e o sistema. Além disso, destacou que a integração com a ação fiscal somente se dará por procedimento online, o que confere mais segurança ao sistema, e que a atualização das versões será automática.

O chefe da DIFIP adiantou ainda que o treinamento no sistema e-Safira deve acontecer na segunda quinzena de março de 2011. A partir disso, teremos novos multiplicadores para poderem disseminar nas Regiões Fiscais o uso do novo sistema, conclui.

Fonte: ANFIP
Link para a notícia:http://www.anfip.org.br/publicacoes/noticias/publicacoes_noticiasindex.php?id=20281