CA aprova ampliação do Fundo de Reservas do Affego-Saúde
11/03/2014.
O Conselho de Administração da Affego aprovou proposta de alteração do artigo 35º do Regulamento do Affego-Saúde, em reunião ordinária realizada no último sábado, 8, na sede da Associação. A resolução será publicada ainda esta semana e tem por objetivo aumentar as garantias financeiras do plano frente a possíveis sinistralidades de alto custo. A decisão foi tomada em uma manhã de intenso debate, na qual os conselheiros também discutiram assuntos contábeis, processos e solicitações da Diretoria e dos associados.
Além dos conselheiros, compareceram à reunião a contadora da Affego, Vera Godoy; a advogada do Departamento Jurídico, Patrícia Martins; o conselheiro suplente e Diretor de Saúde do Ipasgo, Rogério Cândido; e o diretor do Affego-Saúde, Wilson Brandão.Alteração no Regulamento
Como de costume, os conselheiros iniciaram os trabalhos com a leitura da Ata da 2ª reunião ordinária do CA. Após breves alterações no documento, eles realizaram a apreciação dos demonstrativos de despesas relativas a fevereiro e aproveitaram, ao final, para saudar o colega Oyama de Sousa, pelo seu aniversário, dia 20 deste mês.
Na pauta do dia constavam ainda cinco itens, entre solicitações da Diretoria Executiva, do presidente Joaquim Dilton de Moura Ornelas e do presidente do colegiado, o conselheiro José Segurado. O principal tópico debatido foi a proposta de alteração do artigo 35º do Regulamento do Affego-Saúde, que trata sobre o Fundo de Reservas do plano.
O artigo 35º destina a utilização do Fundo para suprir eventuais déficits temporários de caixa do Affego-Saúde, causados por razões emergenciais e, em seu texto anterior, estipulava que a conta da Reserva deveria ser provida até atingir o valor mínimo correspondente ao dobro das cotas apuradas no último mês, multiplicado pelo valor unitário da cota média dos últimos doze meses.
Com a nova redação, fica determinado agora que a conta do Fundo deve ser provida até atingir o valor mínimo correspondente ao triplo da quantidade de cotas apuradas no último mês, ainda multiplicado pelo valor unitário da cota média dos últimos doze meses. A alteração foi proposta e aprovada visando aumentar as garantias financeiras do plano frente a possíveis sinistralidades de alto custo. Sua resolução será publicada ainda esta semana.
Caso Radar Online
Outro importante assunto em pauta era a proposta de acordo jurídico no processo de embargos à execução em desfavor da empresa Radar Online. A Radar, contratada para digitalizar a documentação da Affego durante a gestão de Valdir do Prado, teve o contrato rescindido na administração de Admar Otto e arbitrariamente continuou a exercer as funções anteriores, contraindo débito com a Associação.
Foi o próprio presidente Joaquim Dilton de Moura Ornelas quem solicitou ao Conselho de Administração uma análise de acordo, ponderando assim a proposta da empresa de ressarcir a Affego no valor de R$ 20 mil, além da entrega de um carro no valor de R$ 17 mil para suprir sua parte na dívida. Os conselheiros aprovaram o acordo.
Demais solicitações
Apenas as questões levantadas pelos demais itens da pauta não foram resolvidas na reunião. Por entenderem que os assuntos requerem maior análise, os conselheiros adiaram para o próximo encontro a decisão sobre o pedido de autorização para incinerar os documentos contábeis do arquivo morto de Trindade, tópico solicitado pela contadora Vera Godoy; a apreciação do estudo sobre a destinação do Clube Campestre da Affego em Trindade, realizado pela Diretoria Executiva e solicitado pelo presidente Dilton; e, por último, a análise de um processo levantado por um beneficiário do Affego-Saúde.
Em conjunto, os conselheiros resolveram que o pedido de incineração deverá ser entregue formalizado ao colegiado, em ofício encaminhado pela própria presidência da Associação, no intuito de evitar a possível destruição de documentos ainda úteis. Sobre a apreciação do relatório, os membros do CA optaram por encarregar o colega Orismar Parreira Costa de fazer a análise do documento e explanar seu parecer na próxima reunião do Conselho, que ocorre no segundo sábado de abril.
O processo movido pela beneficiária ficará a encargo da conselheira Terezinha Alves Cardoso, que também deverá apresentar parecer a respeito do assunto aos colegas. Terezinha e Orismar foram, ainda, responsáveis por duas belas mensagens lidas ao final da reunião ordinária. Como era Dia Internacional da Mulher, eles exaltaram a figura da mãe, da família e do casal na construção de um mundo pautado pela ética, pelo amor e pela fé.
A próxima reunião do Conselho de Administração ocorrerá no dia 13 de abril.
Fonte: Affego