Pular para o conteúdo principal

Publicado em: 28/08/2014

Categoria

Brasil registra uma tentativa de fraude a cada 14,8 segundos

Número indica alta de 19,9% em relação a junho. A maioria dos casos registrados acontecem por telefone. Serasa alerta consumidores para cuidados na hora de fornecer dados

O Brasil registra uma tentativa de fraude a cada 14,8 segundos. Os dados são do indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraude – Consumidor que registrou, em julho, 180.919 tentativas de fraude, conhecida como roubo de identidade. Nessa modalidade os dados pessoais são usados por criminosos para firmar negócios sob falsidade ideológica ou mesmo obter crédito com a intenção de não honrar os pagamentos. Em relação a junho de 2014, o dado representa alta de 19,9% e na comparação do acumulado do ano (janeiro a julho de 2014 contra o mesmo período de 2013), o indicador registrou queda de 5,5%. Em relação a julho de 2013, houve queda de 15,8%.

Telefonia respondeu por 64.167 registros, totalizando 35,5% do total de tentativas de fraude realizadas em julho de 2014, uma queda em relação aos 49,7% registrados pelo setor no mesmo mês do ano passado.

O setor de serviços – que inclui construtoras, imobiliárias, seguradoras e serviços em geral (salões de beleza, pacotes turísticos etc.) – teve 56.752 registros, equivalente a 31,4% do total. No mesmo período no ano passado, este setor respondeu por 26,2% das ocorrências.

O setor bancário é o terceiro do ranking de registros em julho de 2014, com 43.348 tentativas, 24% do total. No mesmo período de 2013, o setor respondeu por 16,7% dos casos.

De acordo com a Serasa, o segmento varejo teve 13.445 tentativas de fraude, registrando 7,4% das investidas contra o consumidor em julho de 2014, alta em relação aos 6,1% apurados em julho de 2013. O ranking de tentativas de fraude de julho de 2014 é composto ainda por demais segmentos (1,8%).

SERVIÇO

Acesse as pesquisa do Serasa Experian

Onde: www.serasaexperian.com.br

Fonte: O Povo Online (Jornal O Povo)