BNB lança Cartão FNE para pequenas e grandes empresas
O Banco do Nordeste (BNB) lançou, ontem, o Cartão FNE para pequenas, médias e grandes empresas, ampliando as oportunidades de acesso a recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), a fim de agilizar a disponibilização de crédito com juros menores. O evento aconteceu na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL-Fortaleza), durante um almoço que reuniu empresários do setor e representantes das diversas instituições do varejo (CDL, FCDL e CNDL) – em nível local, estadual e nacional. As empresas poderão contratar até R$ 1 milhão em crédito – para investimento (aquisição de máquinas, veículos, equipamentos, móveis e utensílios), além de capital de giro (compra de matéria-prima, insumos ou mercadorias necessárias às atividades das empresas).
O cartão possui crédito rotativo pré-aprovado, com parcelamento em até 72 meses, com prestações fixas e iguais, além de isenção de IOF e bônus de adimplência de 15% sobre recursos do fundo. A agilidade é um dos pontos altos do novo produto do BNB, uma vez que após a assinatura do contrato, o cliente não precisa mais retornar à agência para nada, uma vez que estará com o cartão em mãos, que é aceito em milhares de fornecedores espalhados pelo Brasil, bastando para isso, acessar o site www.bancodonordeste.gov.br/cartaofne/fornecedor, ou apresentá-lo na loja, no momento em que for realizar sua compra. “Para contratar o cartão, a empresa precisa ter, no mínimo, 12 meses de constituição e o mesmo tempo de financiamento/faturamento na atividade econômica”, disse o superintendente do BNB no Ceará, João Robério.
Expectativas
O presidente do BNB, Marcos Holanda, ressaltou que o importante foi a escolha da CDL-Fortaleza para lançar o cartão, para atender às demandas do comércio varejista cearense, além de ter um mix que possibilita a contratação de crédito para investimentos e capital de giro. “O objetivo principal é agilizar a liberação do crédito, com limite de até R$ 1 milhão, por até cinco anos, e que poderá ser renovado de modo automático, a fim de que os empresários possam realizar suas compras em todo o território nacional, com taxas de juros justas”, disse. Esses juros são de 9,5% a 11% ao ano, com bônus de 15% de adimplência, para investimentos, e a partir de 1,12% ao mês, para os recursos disponibilizados para capital de giro. E contará, ainda, com todas as facilidades do serviço de Home Banking do BNB.
O presidente da CDL-Fortaleza, Severino Ramalho Neto, ressaltou que, independente do momento econômico, o cartão FNE é uma ferramenta que o comércio vinha solicitando há muito tempo, pois as taxas de juros são mais justas e viáveis. “Além disso, trará maior agilidade, por ser um cartão de crédito. O BNB é um instrumento de desenvolvimento do Nordeste e o nosso varejo não tinha acesso a esse tipo de crédito, que era mais voltado para a indústria e agricultura. Nosso ex-senador, Mauro Benevides, lutou por esse crédito para o comércio que facilitará a vida dos varejistas cearenses”, disse.
Já o presidente da Federação de CDLs do Ceará, Freitas Cordeiro, destacou que o BNB é a única instituição de fomento da região, que opera o FNE visando reduzir desigualdades sociais e regionais. “É de fundamental importância para a nossa classe reafirmar uma parceria constante como essa, com a oferta de novos produtos e oportunidades. Nosso desafio, hoje, é trazer esse banco para junto da gente”, afirmou. O empresário cearense Honório Pinheiro, que preside a Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas foi enfático. “A importância do cartão é grande, pois simplifica os processos, o que para o varejo significa reduzir custos. Além disso, com a utilização do FNE, traz juros mais atrativos para o nosso comércio”, completou Pinheiro.
Fonte: O Estado do Ceará