Pular para o conteúdo principal

Publicado em: 25/09/2013

BA: UCS oferece 20 opções de cursos de EaD para os fazendários

25/09/2013.

Você sabia que um catálogo com 20 cursos de Educação a Distância (EaD) está disponível gratuitamente para todos os fazendários? Pois é! Apesar de muitos ainda não conhecerem, desde 2006 esse é um dos principais serviços oferecidos pela Universidade Corporativa do Serviço Público (UCS – Unidade Fazenda), pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).O AVA da Sefaz é utilizado por meio da plataforma livre Moodle, que é gratuita e customizada para atender às necessidades pedagógicas e administrativas da UCS.

Até o final do primeiro semestre de 2013, 467 servidores participaram de cursos por essa plataforma. Entre 2006 a 2012, foram formadas 122 turmas de webcursos, com 3978 alunos. Nas videoconferências, foram 8089 participantes, no período de 2007 a 2012.A agente de tributos Hogla Pacheco (Ditri), que participa constantemente de cursos pelo AVA, disse que o aprendizado contribui de forma significativa para o seu desenvolvimento profissional. “O último curso que fiz foi sobre contabilidade, o que me ajudou a ter uma visão melhor da área tributária. Como sou advogada e trabalho com a legislação do ICMS, consegui juntar o conhecimento nas duas áreas”.

Para o auditor fiscal Vladimir Moreira (Infaz Atacado), esses cursos deveriam ser obrigatórios pela importância que têm para o setor de tributos. “A fiscalização está passando por um processo de mudanças, saindo de uma escrituração física para a digital. Então é de extrema importância que o servidor entenda e se atualize sobre todo esse novo procedimento”, ressalta.Alguns dos títulos disponíveis, segundo a Coordenação de EaD da Sefaz, são os de “SPED na área fiscal”, “Introdução à teoria da administração” e “Gestão estratégica de pessoas”.

Outros como “Direito constitucional”, “Desenvolvimento do potencial de liderança” e “Nova contabilidade aplicada ao setor público” estão em fase final de construção e em breve serão disponibilizados.Todas as capacitações estão de acordo com as áreas de conhecimento contempladas pelo Programa Permanente de Capacitação e Desenvolvimento (Procad), que são: administração, economia e finanças públicas; conhecimentos gerais, habilidades e atitudes; contabilidade, auditoria e fiscalização; direito e legislação; e tecnologia da informação.

Troca de conhecimentos

O AVA é utilizado ainda como ferramenta de gestão, com a criação das comunidades de prática, que são grupos que se reúnem no ambiente virtual com diversas finalidades como acompanhamento da fiscalização, compartilhamento de experiências, discussões temáticas, criação e acompanhamento de projetos, elaboração de documentos, estudos de legislação, entre outras.O ambiente tem características específicas para atender às necessidades organizacionais, disponibilizando serviços divididos em diferentes categorias: webcursos, videoconferências, comunidades de aprendizagem e institucional. Os materiais didáticos expostos durante as capacitações são armazenados junto com as perguntas, respostas e materiais complementares na página do AVA e agrupados por tema.

Como acessar o AVA e participar de um curso

Há duas formas de acesso ao AVA Sefaz: através da página da UCS (www.sefaz.ba.gov.br/ucs) ou pelo endereço eletrônico http://moodle.sefaz.ba.gov.br. Após escolher o curso que você quer participar na lista disponível no site do AVA, mande um e-mail solicitando sua inscrição para coordenacaodeensinoadistancia@sefaz.ba.gov.br ou ligue para a Coordenação de EaD no telefone 71 3116-4563.

Confirmada a sua inscrição em um curso, o servidor poderá acessá-lo através da caixa que aparece na margem direita superior do site, na qual os servidores deverão utilizar o mesmo login e senha de acesso à rede.

Os participantes externos utilizarão os dados fornecidos no momento da matrícula. Ao acessar, seu nome aparecerá no topo direito da página e você já poderá dar início às suas atividades.

Para mais informações, acesse o site da UCS.

Fonte: IAF