Pular para o conteúdo principal

Publicado em: 16/12/2014

Categoria

Atividade econômica recua em outubro e acumula perda no ano

A economia brasileira iniciou o quarto trimestre do ano em queda e acumula retração nos dez primeiros meses de 2014. O indicador mensal de atividade do Banco Central, o IBC-Br, recuou 0,26% em outubro em relação a setembro, descontados efeitos sazonais (como número de dias úteis). Em setembro, havia subido 0,26% na comparação com agosto. O indicador do BC serve como referência para avaliar o ritmo da economia brasileira ao longo dos meses.

No acumulado nos dez primeiros meses do ano, o IBC-Br (Índice de Atividade Econômica do Banco Central) registra queda de 0,12% em relação ao mesmo período de 2013. Em 12 meses, houve alta de 0,22% na comparação com os 12 meses anteriores. Em relação a outubro do ano passado, houve queda de 1,18%. A economia brasileira saiu da recessão técnica no terceiro trimestre com uma expansão mínima de 0,1% sobre os três meses anteriores, segundo dados do IBGE, destacando a dificuldade do país em imprimir recuperação mais consistente.

Entre os dados que influenciam o cálculo estão a Pesquisa Mensal de Comércio do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que mostrou alta de 1% ante setembro e 1,8% em relação ao mesmo período de 2013. Outro dado importante é a produção industrial, que, no mês passado, ficou estável em relação a setembro e caiu 3,6% frente a outubro.

Fonte: O Estado do Ceará