ATA DO COPOM - Nova alta da Selic fica em aberto
07/03/2014.
Brasília. Diante das incertezas que rondam a economia brasileira e a resistência da inflação, o Banco Central preferiu a cautela e deixou em aberto o espaço para mais uma alta da taxa Selic. A ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), divulgada ontem, sinalizou que o ciclo de aperto dos juros está próximo do fim. As apostas dos analistas do mercado financeiro se concentraram numa alta residual de mais 0,25 ponto porcentual da taxa Selic, o que colocaria os juros no Brasil num patamar de 11% ao ano na próxima reunião do Copom, marcada para os primeiros dias de abril.
Sem descartar a possibilidade de continuidade de alta da Selic, os integrantes do Copom ganham tempo para esperar os próximos indicadores da atividade econômica no Brasil e o comportamento da taxa de câmbio.O BC identificou pressões localizadas e recentes nos preços das commodities e vê ainda evidências de tensão e volatilidade no mercado cambial. Um dólar mais alto pode trazer pressões adicionais para a inflação.
São as dúvidas que pairam no radar do Copom, que considera que a inflação ainda permanece acima do esperado. Para o BC, o quadro atual ainda exige se manter "especialmente vigilante" com a inflação.
Quem esperava que a ata sinalizasse de forma clara o fim do ciclo de alta dos juros no Brasil, por conta da expectativa de crescimento fraco do Produto Interno Bruto (PIB), se deparou com a avaliação de que é apropriada a continuidade do ajuste das condições monetárias em curso. No documento, o BC retirou, porém, o termo "ritmo", o que poderia indicar o fim do ciclo depois de oito elevações consecutivas dos juros desde abril.
Fonte: Diário Online (Jornal Diário do Nordeste)