APÓS 19 RECUOS - Projeção do PIB volta a subir
São Paulo. Depois de 19 semanas em queda, a estimativa do mercado para o crescimento da economia brasileira neste ano voltou a subir, segundo o boletim Focus, do Banco Central.
Economistas ouvidos pela instituição elevaram a perspectiva de alta do PIB neste ano a 0,28% contra 0,24% na consulta anterior. Para o ano que vem, a projeção permaneceu em 1%.
Apesar do ligeiro aumento para a estimativa deste ano, a taxa ainda está próxima do que espera organismos como o Fundo Monetário Internacional (FMI), que na semana passada reduziu sua projeção para o Brasil de 1,3% para 0,3% -ritmo bem abaixo do estimado para emergentes em geral (4,4%) e mundial (3,3%). O governo estima crescimento de 0,9%.
Inflação
Enquanto a projeção para a atividade teve uma ligeira melhora, a expectativa para a inflação se deteriorou novamente e está próxima do teto da meta definida pelo governo (6,5%).
Economistas elevaram a projeção de alta do IPCA, indicador oficial da inflação, neste ano a 6,45%, ante 6,32% anteriormente. Para 2015, a estimativa permaneceu em 6,30%.
Fonte: Diário do Nordeste