Pular para o conteúdo principal

Publicado em: 23/06/2015

Aniversário de nove anos do IAF é celebrado em clima de alegria e descontração

No último dia 15 de junho, o Instituto dos Auditores Fiscais do Estado da Bahia – IAF, comemorou o seu aniversário de 9 anos de fundação.

O evento, marcado pelo clima de alegria e descontração, reuniu mais de 280 auditores fiscais e convidados, que partilharam do mesmo entusiasmo.

Reencontros entre colegas, debates sobre as recentes conquistas da categoria, muita política e as festas juninas que se avizinham, foram os temas mais discutidos nas animadas mesas que abrilhantaram o Restaurante Barbacoa, naquela tarde.

Destaque para o discurso da presidente do IAF, a Auditora Fiscal Lícia Soares, que, em poucas palavras, traçou a breve trajetória do IAF e pregou o fortalecimento e união da categoria, em prol de novas conquistas.

Leia a íntegra do discurso: 

“Prezados Associados,

  Senhores Convidados, 

Estamos aqui comemorando nove anos de criação do IAF, o nosso Instituto dos Auditores Fiscais do Estado da Bahia,

Para todos nós, é uma ocasião muito importante.

Não apenas porque entendemos ser o IAF o mais importante personagem deflagrador das recentes conquistas da categoria, mas, sobretudo, por ser ele, um incrível instrumento de união dos Auditores Fiscais em prol da sua carreira.

Graças ao IAF, nós, Auditores Fiscais, aprendemos que a união faz a força e só através dela continuaremos avançando e nos fortalecendo, aptos a enfrentar as ameaças que surgem a cada dia.

Juntos, enfrentamos a ameaça do Trem de Alegria…

Juntos, propusemos a ADI 4233, na defesa de nossas atribuições…

Juntos, repelimos as transferências injustas e injustificadas e as perseguições que ameaçavam renascer no seio do nossa Sefaz…

Juntos, fomos à Justiça resgatar os nossos salários, que não obedeciam ao que previa a Carta Maior, e nos punia com perverso estorno a cada mês…

Juntos, defendemos nossos aposentados e pensionistas, devolvendo-lhes, então, a paridade salarial com os servidores da ativa e fomos aos tribunais reverter uma injustiça que lhes era historicamente aplicada: a de não poder se aposentar na última classe ocupada à época da sua aposentadoria…

Juntos, empreendemos o enorme desafio de adquirir e equipar uma sede própria, num momento que tínhamos pouco mais de trezentos associados, dotando o IAF da mais bela sede entre todas as associações de classe do Estado…

Juntos, conquistamos o reconhecimento das mídias federal, estadual e municipal, como referência de temas como economia, finanças, direito tributário, contabilidade pública e, sobretudo, administração tributária, nos conferindo enorme credibilidade junto à opinião pública…

Aliás, juntos, recuperamos o posto de protagonistas da administração tributária, levando à Bahia a retomar sua posição de vanguarda dentro da Federação…

Juntos, recuperamos mais de 1 bilhão de reais em créditos fiscais, graças aos nossos esforços, desenvolvendo aplicativos como o SIAF, aprimorando a nossa formação com treinamentos, muitos patrocinados por nós mesmo e oferecendo soluções de excelência técnica …

Ainda, juntos, fomos buscar importantes parcerias no campo institucional, tratando hoje como entidades coirmãs o Sindifisco Nacional e Febrafite, que desempenham igual papel na defesa da categoria e do concurso público…

Juntos, também, buscamos receber todas as diferenças salariais devidas, seja através da Justiça ou através de negociações, que se abrem diante do reconhecimento do nosso esforço, comprometimento e seriedade!

Juntos, chegamos a quase 900 associados e o embrião, já formado, de um sindicato forte e representativo, em fase final de gestação no MTE (Ministério do Trabalho e Emprego)

Enfim, há nove anos estamos a fazer JUNTOS muitas coisas, que mudaram nossas vidas!

E é essa mensagem de união que desejo transmitir a todos os nossos associados.

Reconheço em especial, o esforço de toda a diretoria, formada de dedicados colegas, que emprestam seus dias à causa coletiva, e, encarecidamente, agradeço.

Igualmente, agradeço aos nossos Conselhos e, por fim, aos nossos funcionários. Enfim, todos que ajudaram a construir a respeitável trajetória do IAF.

Mas, acima de tudo, agradeço a Deus e a você, ASSOCIADO!!!

Que confiou, incondicionalmente, para que pudéssemos retribuir à cada expectativa, que nos foi depositada.

Hoje, como já disse, somos quase novecentos auditores fiscais, orgulhosos da função que exercemos e do papel que desempenhamos junto à sociedade.

E esse é o verdadeiro sentido da existência do IAF! 

Sei, ainda, que todos estão preocupados em saber sobre o pagamento das diferenças salariais devidas, à partir de agosto de 2011, que conforme determinação do Tribunal de Justiça, deverão ser pagas por folha suplementar.

Inicialmente, esclareço que nossos advogados estão tratando disso, e, entendo, que eles já deram mostras, mais que suficiente, de que tem capacidade de resolver quaisquer entraves jurídicos, que, eventualmente, surjam.

Em todo caso, esclareço que apesar de saber que o Estado pode vir a apresentar vários tipos de recursos, eles não terão efeito suspensivo.

A decisão favorável aos associados do IAF, atende ao entendimento manifesto e reiterado dos tribunais brasileiros e da consagrada doutrina. Este, aliás, é o entendimento do TJBA, razão pela qual não temos dúvidas sobre o nosso êxito já alcançado.

Contudo, sabemos que para fazer com que o governo pague qualquer diferença salarial, é preciso muita negociação. Aliás, exaustiva negociação, como já fizemos com a incorporação do PDF, com o pagamento das diferenças devidas em razão do atraso do cumprimento da decisão que concedeu o teto constitucional e tantas outras conquistas, que muitos também disseram ser impossível.

O IAF não acreditou nesse pessimismo, e foi lá e fez!!!

Já demos mostra que sabemos negociar com o governo, portanto, peço que tenham paciência e que confiem no trabalho da atual diretoria. 

Por fim, chamo todos os associados para uma reflexão, para tanto, peço que se voltem ao passado e olhem o presente, e possam ver o quanto avançamos e o quanto ainda precisamos conquistar:

– Precisamos recompor nosso vencimento básico( e hoje esta é uma das nossas prioridades);

– Precisamos atualizar o valor da nossa indenização de transporte;

– Precisamos conseguir nossa autonomia administrativa e financeira;

– Precisamos buscar nossa Lei Orgânica;

– Precisamos sermos reconhecidos, formal e legalmente, como Carreira de Estado;

Por fim, precisamos chegar ao TOPO, sobretudo, porque nós merecemos e estamos batalhando para isso.

Espero, que no nosso aniversário de 10 anos, possamos estar aqui, celebrando muitas destas CONQUISTAS.

Finalizo, agradecendo a cada um dos nossos associados, a cada um dos integrantes de nossa diretoria e conselhos, aos nossos advogados e a cada um dos nossos colaboradores, por tudo que fizeram, têm feito e farão em prol do Instituto dos Auditores Fiscais do Estado da Bahia.

Desejando ao nosso IAF um Feliz Aniversário!”

Dra. Lícia Soares – Presidente do Instituto dos Auditores Fiscais do Estado da Bahia – IAF

Fonte: IAF