Ana Amélia defende a votação nesta terça-feira do indexador da dívida dos estados
A senadora Ana Amélia (PP-RS) defendeu a votação, nesta terça-feira (14), do projeto que trata do indexador das dívidas dos estados. Ela também defendeu a aprovação de uma emenda que apresentou.
A emenda apresentada por Ana Amélia determina que a partir de 1º de janeiro de 2016 o valor pago a mais em 2015 pelos estados à União deverá ser ressarcido mediante abatimento adicional do saldo devedor ou por compensação de pagamentos dos encargos a serem efetuados ao longo do próximo ano.
Para a senadora, a votação do projeto que reduz os juros pagos por estados e municípios à União já foi adiada demais:
— Amanhã, finalmente, nós teremosa hora da verdade. Vamos saber se poderemos votar a mudança de indexador. Porque o governo já empurrou isso com a barriga por muito tempo — disse a senadora.
Manifestações
Ana Amélia disse ainda que o governo não pode fazer papel de avestruz e ignorar as manifestações com o argumento de que menos pessoas se mobilizaram para protestar nas ruas neste último domingo.
Para Ana Amélia, o governo deve seguir o que disse o vice-presidente Michel Temer e ficar atento ao que está acontecendo nas ruas do país.
Ana Amélia afirmou que o governo deve dar o exemplo e cortar gastos na estrutura do Estado, em vez de simplesmente apresentar propostas de ajustes que cortam direitos trabalhistas e previdenciários:
— Não é possível que na situação de dificuldades que estamos passando tenhamos 39 ministérios, gastando sem controle com cartões corporativos, milhões de reais, sem transparência. E é exatamente esse sinal que o governo ainda não deu à sociedade brasileira para justificar as duas MPs que tanto problema tem causado nesta casa, porque ela atacou exatamente aquilo que na campanha eleitoral negou que iria acontecer: tirar direitos trabalhistas.
Fonte: Agência Senado