Ana Amélia apresenta soluções para a economia gaúcha
A senadora Ana Amélia Lemos (PP-RS), candidata ao governo do Rio Grande do Sul, participou da reunião almoço Tá na Mesa desta quarta-feira (30), na Federasul, onde foi convidada para palestrar sobre o tema "Os desafios do Rio Grande".
Ana Amélia destacou diversas dificuldades do RS e apresentou algumas de suas propostas para solucioná-las. Segundo a senadora, vivemos em um Estado "que não está correspondendo com as demandas da sociedade em todas as áreas", sendo que os três principais pontos negativos citados por ela seriam a burocracia, a consistência do sistema tributário e a situação da rede de rodovias.
A candidata também comentou que o RS está "financiando seu desenvolvimento com empréstimos" e afirmou que é necessário maior rigor na redução de gastos, pois, segundo ela, o Estado não pode continuar gastando mais do que arrecada.
Falando sobre a dívida pública, a senadora reforçou uma proposta que ela classifica como "solução engenhosa", em que o Estado quitaria a sua dívida através de uma compensação pelo crédito não pago que possui com a União, referente à Lei Kandir. "Em resumo, seria trocar o nosso débito pelo nosso crédito", disse.
Ana Amélia abordou, ainda, temas como segurança, saúde, saneamento, importação/exportação, gestão das estatais gaúchas, imposto de fronteira (diferencial de alíquota por antecipação de pagamento de ICMS), Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e dos Estados (FPE), licenciamento ambiental, carga tributária, entre outros.
Prestigiaram o evento os diretores da Afisvec Hélio Guerra e Márcio de Mello, o presidente do Sindifisco-RS, Celso Malhani, e os diretores do Sindicato Abel Ferreira, Carlos Eduardo Fossá e Virgínia Cano.
Fonte: Afisvec