Pular para o conteúdo principal

Publicado em: 17/07/2015

Categoria

Ambev discute sobre concessão de novos incentivos fiscais no Ceará

Os executivos Eduardo França e Marcus Galeb, da área de Relações Corporativas da Ambev, uma das maiores produtoras de bens de consumo do Brasil – especialmente cervejas e refrigerantes – estiveram reunidos, ontem de manhã, com o secretário-chefe do Gabinete do Governador, Élcio Batista. Eles discutiram a possibilidade de uma nova política de incentivo fiscal que pode ser concedida mediante a realização de novos investimentos por parte da companhia em território cearense. Falaram, ainda, sobre a estratégia que a empresa vem desenvolvendo, de procurar os principais estados brasileiros para realizar novos investimentos.

Segundo eles, no Ceará, a empresa emprega – direta e indiretamente – cerca de 47 mil pessoas e pretende ampliar esses investimentos. Mas isso demanda acertos na política de incentivos fiscais junto ao Governo do Estado. Segundo Galeb, “a Ambev vê o incentivo fiscal como um redutor de custos, o que tornaria o Ceará ainda mais atrativo para nós”, comentou. Em maio do ano passado, o presidente da Ambev, João Castro Neves, participou da inauguração da expansão da fábrica situada no quilômetro 32 da BR-116, em Aquiraz, onde foram investidos cerca de R$ 415 milhões. Com isso, a unidade cearense atingiu a capacidade produtiva de sete milhões de hectolitros de cerveja e refrigerante por ano.

Contrapartida

Élcio Batista avaliou como positiva a iniciativa da empresa e sugeriu que a Ambev apresente, como contrapartida, situações de investimento em território cearense com projetos ligados à cultura, educação e ao desenvolvimento do esporte. “A política fiscal do Estado, nesses últimos dez anos, é um dos pilares do crescimento, acima da média, do Ceará. O que pudermos fazer para aperfeiçoar isso, sem prejudicar a nossa economia, faremos”, completou. Também estiveram presentes à reunião a titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), Nicolle Barbosa, bem como o secretário adjunto da Fazenda, João Marcos.

O presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Ferruccio Feitosa, participou do encontro e sugeriu a criação de novos pontos de distribuição em cidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), como alternativa de geração de emprego e renda local. O encaminhamento resultou no agendamento de uma próxima reunião, onde a Ambev apresentará projetos de investimento de médio e longo prazos, e o Governo discutirá a política de incentivo fiscal para a empresa.

 

Fonte: Jornal O Estado