Pular para o conteúdo principal

Publicado em: 26/04/2013

Affego-Fraterna leva altruísmo da Associação em doação

26/04/2013.

Quando o assunto é solidariedade, a Affego está sempre à frente. Por meio do Affego-Fraterna, a Associação realiza periodicamente doações, beneficiando creches, abrigos de idosos, casas de recuperação, ou até mesmo pessoas que passam por dificuldades e não têm como se manter. Na tarde desta quarta-feira, 24, o Affego-Fraterna levou novamente o altruísmo da Associação a quem precisa. Desta vez, com doações feitas à família de Iolanda Cabral Pedroso, aposentada que está em coma há 16 anos.

As colaboradoras Maria Inêz e Maria do Socorro, do Departamento Social da Affego, entregaram com a autorização do presidente Joaquim Dilton de Moura Ornelas, 30 pacotes de fraldas e cinco caixas de leite, cada uma contendo 12 embalagens, à filha de Iolanda, Sônia Maria Rodrigues Andrade. Ela é quem cuida da idosa em tempo integral, desde os primeiros momentos da doença: o mal de alzheimer.

Sônia contou que, a princípio, os sintomas eram os costumeiros esquecimentos, a confusão mental, não reconhecer pessoas próximas. Depois de um tempo, foi descoberto que Iolanda sofria de diabetes, doença que evoluiu rapidamente e complicou o quadro clínico da idosa. Ela perdeu os movimentos gradativamente e hoje passa os dias numa cama de hospital, comprada com muito esforço pelos parentes, e alojada na residência de Sônia.

E esta é uma guerreira. A rotina de Sônia tem sido de total dedicação à mãe já por quase duas décadas. Uma forma de retribuir, talvez, todos os cuidados recebidos ao longo da vida. Agora é a filha quem cuida. Dá banho, troca os lençóis, muda a mãe de posição, ventila o quarto, confere se os aparelhos estão funcionando bem, põe alimento nas sondas, numa lida diária que, para ela, já é natural. Além de filha, Sônia cumpre também o papel de enfermeira.

Emocionada, ela não encontrou muitas palavras para agradecer à Affego. “Não tenho palavras, não sei como expressar a gratidão que sinto por essas doações”. Recorreu então àquele em quem se fortalece todos os dias. Na fé que, apesar da adversidade, não fraqueja: “Só peço a Deus que retribua tudo isso para a Affego! Que Ele possa retribuir em dobro!” Já retribui: permite que a Associação continue ajudando a quem precisa.

Fonte: Affego