Pular para o conteúdo principal

Publicado em: 31/03/2014

Categoria

21 milhões de contribuintes têm 30 dias para declarar IR

31/03/2014.

Nos próximos 30 dias, cerca de 21 milhões de contribuintes terão de prestar contas ao fisco. Esse é o contingente que ainda não entregou a declaração do IR deste ano.

A Receita prevê receber 27 milhões de documentos, mas até agora apenas cerca de 6 milhões já foram entregues. Em 2013, 26,034 milhões de pessoas prestaram contas ao fisco até 30 de abril.

O contribuinte encontrará algumas novidades no programa da declaração deste ano. A principal delas é a possibilidade de importar a declaração pré-preenchida pela Receita. Essa opção, entretanto, deverá ser usada por poucos contribuintes devido às limitações impostas pelo fisco.

Neste ano, o contribuinte terá apenas três formas para declarar: computador, tablet e smartphone (a entrega em papel foi extinta em 2011; neste ano, foi extinta a entrega em CDs e pen drives na agências do BB e da Caixa).

A entrega por tablet e smartphone deverá ser usada por um número maior de contribuintes neste ano em relação a 2013. É que a Receita decidiu ampliar o número de contribuintes que poderão usar essas plataformas. Apesar disso, as restrições ainda existentes impedem que mais pessoas usem-nas.

Uma dessas restrições é a impossibilidade de alguém que cometeu erros ao declarar possa enviar a retificadora por tablet ou smartphone. Isso deverá fazer com que a maior parte dos contribuintes prefira usar computador.

O contribuinte deve ficar atento porque a cada ano o fisco aperfeiçoa o sistema de cruzamento de dados. Com isso, as chances de sonegação são cada vez menores, mas são cada vez maiores as chances de se descobrir alguma manobra visando pagar menos ou restituir mais.

Depois de entregar a declaração, o contribuinte já pode acompanhar seu processamento para verificar se está tudo em ordem ou se há alguma pendência. Se houver, é possível corrigi-la e retirar a declaração da malha fina.

O último dia de entrega neste ano é uma quarta-feira, véspera de um fim de semana prolongado pelo Dia do Trabalho (1º de maio). Por isso, o ideal é não deixar para a última hora, especialmente para quem pretende viajar.

Outro detalhe: alguns dias antes, haverá outro fim de semana também prolongado por dois feriados (Sexta-Feira Santa e Tiradentes, este na segunda-feira).

Nesta e nas páginas seguintes deste guia o contribuinte tem as principais informações de que necessita para declarar e para evitar a malha fina. Quem entregar com atraso (463 mil pessoas em 2013) terá de pagar multa mínima de R$ 165,74; a máxima é de 20% do IR devido. Em tempos de carga tributária elevada, essa é uma despesa que deve ser evitada.

 

Fonte: Folha Online (Jornal Folha de S. Paulo)