Pular para o conteúdo principal

Publicado em: 24/04/2013

14º Encontro do Fisco movimenta a Serra gaúcha no final de semana

24/04/2013.

Os agentes fiscais do Tesouro do Estado que participaram do 14º Encontro do Fisco Estadual Gaúcho tiveram a oportunidade de acompanhar uma programação com palestras e debates de alto nível sobre importantes temas do atual cenário socioeconômico brasileiro, nos dias 19 e 20 de abril, na cidade serrana de Bento Gonçalves/RS.

Na avaliação do presidente da FEBRAFITE, Roberto Kupsky, que acompanhou todos os Encontros do Fisco Estadual Gaúcho desde sua primeira edição, o 14º Encontro deu continuidade à trajetória de crescimento das edições anteriores. “O encontro vem sempre num crescendo. Qualidade excepcional, com matérias de extremo interesse da sociedade. Todas as edições do Encontro do Fisco Estadual Gaúcho são motivo de orgulho, não só para mim como para toda a categoria do Rio Grande do Sul e para todo o Fisco estadual brasileiro”, comemorou Kupsky.

O presidente da Afisvec iniciou seu discurso falando do orgulho de realizar o 14º Encontro do Fisco Estadual Gaúcho. Na sequência, destacou a importância da Emenda Constitucional 42/2003, que trata da Administração Tributária dos estados. Ouça aqui o discurso completo de Abel Henrique Ferreira na abertura do Encontro.

O presidente do Sindifisco-RS cumprimentou os participantes da mesa e falou da importância e da satisfação de realizar o 14º Encontro do Fisco Estadual Gaúcho conjuntamente com a Afisvec. Bins iniciou o discurso fazendo uma reflexão sobre o atual cenário socioeconômico brasileiro. Ouça aqui o discurso completo de Luiz Antônio Bins.

Na mesa de abertura, estavam o secretário da Fazenda do RS, Odir Tonollier, representando o governador Tarso Genro, os presidentes da Afisvec e do Sindifisco-RS, Abel Henrique Ferreira e Luiz Antônio Bins, respectivamente, o prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin, o desembargador Francisco José Moesch, representando o Tribunal de Justiça do RS, o deputado federal Carlos Eduardo Vieira da Cunha (PDT/RS), representando a Câmara Federal, o deputado federal Jerônimo Goergen, o subsecretário da Receita Estadual, Ricardo Neves Pereira, os deputados estaduais Aldaciar Oliboni (PT/RS) e Adilson Troca (PSDB/RS), o presidente da FEBRAFITE e da Fonacate, Roberto Kupsky, e o diretor da Fenafisco, Liduíno Lopes de Brito, representando o presidente da entidade Manoel Isidro.

Também estavam presentes as seguintes autoridades: André Paiva, secretário-adjunto da Fazenda, Nilton Guaraná, subsecretário-adjunto da Receita Estadual, Joni Muller, subsecretário-adjunto da Receita Estadual, Airto Ferronato, vereador de Porto Alegre, Luiz Carlos Fonseca, delegado da Delegacia Estadual de Caxias do Sul, Álvaro Abi Fakredin, superintendente da Assembleia Legislativa do RS, Antônio Kehrwald, superintendente Administrativo e Financeiro da Assembleia Legislativa do RS, Paulo Fernando Castro, presidente da Fundação Escola Superior de Direito Tributário,  Lirando de Azevedo Jacundá, vice-presidente da FEBRAFITE, Iria Salton, chefe de Gabinete do secretário da Fazenda do RS.

O evento também contou com a participação de subsecretários e supervisores da Secretaria da Fazenda do RS, diretores e diretoras da Afisvec e do Sindifisco-RS, entidades realizadoras do 14º Encontro do Fisco Estadual Gaúcho.

O consultor jurídico e ex-secretário da Receita Federal , Everardo Maciel,  traçou um panorama sobre a estrutura e os problemas federativos brasileiros com a palestra “Os Estados e o Federalismo Fiscal” na conferência de abertura do evento.  Maciel enalteceu a categoria dos fiscais gaúchos afirmando que, quando era secretário da Receita Federal, sempre dizia que “o Fisco do RS era uma referência nacional de competência e dignidade”.

 

Fonte: Afisvec