Pular para o conteúdo principal

Publicado em: 23/01/2013

Fiplan: Novo sistema já está em funcionamento

23/01/2013

O Sistema Integrado de Planejamento e Finanças (Fiplan), ferramenta moderna que traz avanços nos sistemas de gestão e controle orçamentário e financeiro do Estado, já está em produção. O acesso se dá através do endereço eletrônico https://fiplan.ba.gov.br, inicialmente restrito para a Rede Governo e Infovia CAB. Todas as secretarias do Estado deverão estar utilizando o sistema a partir do dia 28 de janeiro. Para tanto, devem seguir as orientações de credenciamento de usuários contidas na Instrução Normativa Conjunta SAF/SPO, nº 01, de 19 de dezembro de 2012.

Os módulos disponíveis são “Plano de Trabalho Anual”, “Lei Orçamentária Anual (LOA)”, da Seplan, “Modificação Orçamentária” (Seplan e Sefaz), “Cadastramento da Despesa”, “Programação Financeira”, “Execução da Receita” e “Execução da Despesa”. Para a fase 2, estão sendo especificados os módulos: “Plano Plurianual (PPA)”, “Monitoramento e Avaliação”, “Estimativa da Receita” e “Contratos e Convênios”, todos da Seplan.

“Apesar da Secretaria do Tesouro Nacional ter prorrogado o prazo para os estados e municípios implantarem o novo Plano de Contas Aplicado ao Setor Público para o final de 2014, nós iremos cumprir o prazo anteriormente estipulado de janeiro de 2013. Poucos estados brasileiros estão adequados”, afirmou o gerente do Fiplan na Sefaz, Raphael Soares.

O superintendente de Administração Financeira da Sefaz, Olintho Oliveira, ressaltou que o Fiplan é uma ferramenta bem amigável. “Os lançamentos contábeis são automatizados quase que em sua totalidade. O sistema possui uma pequena quantidade de lançamentos semi-automáticos e os manuais dependem de autorização e supervisão da Diretoria de Contabilidade Pública (DICOP). Tenho convicção que os servidores da área financeira terão uma facilidade muito grande de operar a nova ferramenta”.

Vantagens do Fiplan

Resultado de uma customização do sistema em uso no Estado do Mato Grosso, o Fiplan foi trazido para a Bahia como cessão de uso, sem custo. Integra, em uma única ferramenta online, os sistemas antes utilizados para gerir o planejamento, a execução orçamentária e a prestação de contas do Estado, tornando mais integrada a informação relacionada a estes assuntos.

O novo software possibilita uma redução do fluxo físico de informações, centralizando os controles e mantendo a descentralização da operação do sistema, além de facilitar a extração de dados e a oferta de informações gerenciais, adotando plataforma e ambiente tecnológico que facilitam a emissão dos relatórios em cada módulo.

O projeto surge do trabalho conjunto entre as secretarias estaduais da Fazenda (Sefaz) e do Planejamento (SEPLAN), contando ainda com a colaboração da Secretaria de Administração (SAEB) e da Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb), tendo cada uma destas entidades responsabilidades específicas em relação à execução do sistema.

No processo anterior, eram utilizados dois sistemas: o de Planejamento e Orçamento (Siplan), da Seplan, e o Sistema de Informações Contábeis e Financeiras (Sicof), da Sefaz.

 

Fonte: Iaf