Pular para o conteúdo principal

Publicado em: 07/02/2013

Especialista destaca eficiência da máquina arrecadatória de tributos

07/02/2013

O advogado tributarista Sidnei Pimentel alerta que é preciso descontar o peso da inflação no crescimento da arrecadação de tributos. Para ele, uma parte dessa expansão também pode ser atribuída ao bom desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) goiano, que cresce acima da média nacional.

Porém, Sidnei Pimentel adverte que é preciso considerar o grande ganho de eficiência que a máquina arrecadatória tem conquistado nos últimos anos. Segundo ele, um dos melhores instrumentos para isso foi a implantação da nota fiscal eletrônica.

“A cada ano que passa, o Fisco aprimora mais seus controles e tem uma sintonia cada vez mais fina com a atividade econômica, o que resulta numa maior arrecadação”, destaca o tributarista.

O advogado confirma que o aumento da receita previdenciária está ligado diretamente à formalização do emprego em Goiás e no Brasil. Mas ele lembra que, em várias atividades, à medida que os trabalhadores melhoram sua condição de renda, também começam a contribuir para a Previdência. “Os autônomos estão passando a se preocupar mais com o futuro e a recolher sua contribuição”, observa o tributarista.

 

Fonte: Affego