Pular para o conteúdo principal

Publicado em: 26/02/2013

Concerto de Música Medieval encerra Semana Cultural da AFFEMG

26/02/2013.

Uma viagem musical aos séculos V a XV, essa foi a sensação de quem prestigiou o concerto “Cantigas de Santa Maria”, executado pelo Grupo Canção das Iluminuras, na sexta-feira (22/02), marcando o encerramento da Semana Cultural da AFFEMG. “Eu fiquei impressionado, isso é uma demonstração de como a música é eterna. Sem qualquer tecnologia e tão jovens, esses músicos nos transportam para essa época maravilhosa que foi a Idade Média”, ressalta o associado João Bosco da Silva.

O grupo apresentou 11 músicas, cantadas em galego-português, latim, castellano, mostrando toda peculiaridade linguística da era medieval. A cada execução, além da belíssima sonoridade, o público ganhava ainda uma aula de história sobre a origem das canções que tinham os refrões traduzidos para o português.

A riqueza de detalhes não ficou somente no repertório, o figurino dos músicos e, principalmente, os instrumentos foram uma atração à parte! “Todos os instrumentos são réplicas daqueles utilizados pelos artistas medievais. Muitos foram feitos por nós, outros confeccionados por luthiers brasileiros e do exterior”, explica o Associado da AFFEMG e coordenador do grupo, Leopoldo Balestrini. O público ficou tão interessado com essa informação que no final do espetáculo cada músico fez a apresentação detalhada do instrumento que tocou.

A grande inspiradora do trabalho desse grupo, a professora e pesquisadora, Ângela Vaz, esteve presente na Semana Cultural e foi homenageada. Ela recebeu das mãos de Leopoldo Balestrini, um folder com a logo do grupo e a assinatura de todos os integrantes. “Essa é a logo do nosso grupo, uma Iluminura que retrata uma apresentação de música para o Rei Afonso V, um grande apreciador das Cantigas de Maria”, explica Balestrini. Muita emocionada a professora agradeceu o presente e destacou “o mais importante neste papel, não é a Iluminura com a imagem de Afonso V, mas a assinatura dos músicos”.

A Diretora – presidente da AFFEMG, Maria Aparecida Neto Lacerda e Meloni, Papá, agradeceu a presença de todos e lembrou, “essa lindíssima apresentação que tivemos hoje aqui é o que a poetisa Adélia Prado define: ‘pão que alimenta o espírito’, obrigada!”.

E quem não pôde comparecer, mas ficou interessado em conhecer o trabalho do Grupo "Canção das Iluminuras", pode acessar: facebook.com/cancaodasiluminuras. Na página está disponível a agenda de shows, confira!

 

Fonte: Affemg