Pular para o conteúdo principal

Publicado em: 28/05/2013

Congresso Febrafite: Administrações Tributárias e o fortalecimento institucional em pauta

28/05/2013.

O secretário executivo do CIAT, Márcio Verdi, encerrou a programação internacional do Congresso FEBRAFITE em João Pessoa/PB, com o tema “As Administrações Tributárias e o Fortalecimento Institucional".

Segundo Verdi, deve-se separar administração do controle interno e o controle de gestão deve ser permanente. “O controle define a execução do treinamento e quanto será o gasto”, disse.  Ele lembrou que o funcionário não deve estacionar no tempo ou na data do concurso, mas buscar aprimoramento dos seus conhecimentos por meio de estudo, pois o exercício da função exige.

Ao referir-se sobre a administração, afirmou que ela deve se revestir de eficiência e eficácia, pois busca custos razoáveis para os cofres públicos e ainda  atua no combate a evasão fiscal, cuja busca é o absoluto controle sobre a forma de fiscalizar, de garantia para a execução do trabalho e de recebimento dos resultados. Estabelecimento de metas de execução de serviço e capacitação de pessoal para gerir é parte da administração tributária como forma de fortalecimento do pessoal da carreira fiscal.

O painel contou como coordenador de mesa o presidente da Associação dos Profissionais da Inspeção Tributária (APIT), Nuno Filipe Silva Barroso, e como debatedor o auditor fiscal José Fernandes de Macêdo, presidente da Asfar/RN.

 

Fonte: Febrafite