Pular para o conteúdo principal

Publicado em: 04/06/2013

Affemg: Fisco Fórum presta homenagem à Ministra Assusete Dumont Reis Magalhães

04/06/2013.

O Fisco Fórum, formado por entidades que representam os auditores fiscais federais, estaduais e municipais, prestou uma homenagem à Ministra Assusete Dumont Reis Magalhães, nomeada em agosto do ano passado para o Superior Tribunal de Justiça. A solenidade, realizada no auditório no Auditório "Vivaldi Moreira" da Academia Mineira de Letras, em Belo Horizonte, contou com a participação de políticos, educadores, representantes de entidades de classe, servidores públicos, além de familiares e amigos do Serro, cidade onde nasceu a magistrada.

Compondo a mesa de honra, ao lado da homenageada, do Desembargador, José Afrânio Vilela, representante do Tribunal de Justiça de Minas Gerais e do Vice-prefeito do Serro, Leonardo Clementino Nunes, o coordenador do Fisco Fórum, Luiz Sérgio Fonseca, que também é presidente do Sindifisco Nacional, fez o discurso de abertura, destacando a carreira profissional da Ministra. “Para nosso orgulho, a Ministra Assusete começou sua carreira como inspetora do Ministério do Trabalho, passou pelo INSS e pela Procuradoria da República, sendo nomeada Juíza Federal em Minas Gerais, em 1984. O início de sua brilhante trajetória profissional está vinculada, de certa forma, ao Fisco".

O Desembargador José Afrânio também ressaltou a conduta impecável da homenageada que se faz reconhecer não apenas pelo trabalho exercido no Judiciário. “Na origem não se conhece apenas a professora, a magistrada, a juíza e a Ministra. Aqui é conhecida desde a infância, como a filha, a esposa, a mãe, enfim sob todas as suas nuances. Por isso, o reconhecimento, via homenagem desta envergadura, não está adstrito apenas ao caráter da função que exerce de forma nobilíssima; transcende-se e se insere no âmago do ser humano bom que assim é valorizado”.

Reconhecimento que foi traduzido em momentos de muita emoção, como o da entrega da placa de homenagem, feita pela educadora Maria de Lourdes Moreira Pires, professora da Ministra, dos tempos de colégio, no Serro. “Eu tenho muito orgulho de homenagear essa aluna que sempre foi responsável e inteligente”, confessou emocionada a educadora.

Em seu discurso, bastante emocionada, Assusete Magalhães agradeceu ao Fisco Fórum e a todos os amigos que, mineiramente, organizaram a homenagem especial. “Isso muito me honra, recebo com tanta emoção que, dificilmente, minhas palavras conseguirão exprimir esse sentimento”.  A homenageada relembrou ainda sua formação e crescimento profissional, destacando a importância de Minas Gerais nessas conquistas. “Foi nessa terra boa de Minas Gerais que se lançaram no meu coração, ainda de criança, as sementes da fé na educação, da esperança por horizontes mais amplos, da dignidade e do senso de Justiça que são virtudes muito próprias do povo mineiro. Essas sementes, ao longo do tempo, foram adubadas pela têmpera do mineiro e pelo idealismo do povo serrano, e germinaram, criando os alicerces da minha vida e do meu futuro”. A Ministra também falou do seu amor pela profissão e pelo direito. “O exercício da magistratura é árduo, porém nesses 28 anos de carreira, exercidos sempre com muita devoção, buscando o fortalecimento do Judiciário Brasileiro, eu me realizei plenamente, por isso, eu não exito em dizer que se pudesse escolher de novo teria a mesma trajetória de vida”.  Para finalizar, agradeceu ainda o apoio de todos os mineiros em razão de sua nomeação ao STJ. “É preciso aqui registrar que nesses oito meses em que meu nome esteve numa lista tríplice nas mãos da senhora Presidente da República, eu pude contar com o apoio de todos os meus amigos do Serro, muitos deles aqui presentes, e também com o apoio de toda a Minas Gerais”.

Para a Diretora- presidente da AFFEMG, Maria Aparecida Neto Lacerda e Meloni (Papá) que esteve no evento, ao lado de vários Associados, participar da organização dessa homenagem “é uma forma de valorizar pessoas que, por sua seriedade e eficiência, dignificam o Poder Judiciário”.

A cerimônia de homenagem foi encerrada com um coquetel, servido no hall do histórico prédio da Academia Mineira de Letras.

 

Fonte: Affemg