Pular para o conteúdo principal

Publicado em: 05/06/2013

GO: Taveira é cotado para assumir a Fazenda

05/06/2013.

O secretário de Estado da Fazenda, Simão Cirineu, deixará mesmo a Secretaria da Fazenda (Sefaz). Nos bastidores, o nome mais cotado para a sua substituição é o do atual presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO), José Taveira, considerado um dos técnicos mais competentes da atual gestão e homem de extrema confiança do governador Marconi Perillo (PSDB).

Ontem, durante as comemorações do Dia Mundial do Leite, no Palácio das Esmeraldas, o nome de Taveira era o mais citado entre os empresários presentes, mas não foi confirmado pelo chefe do Executivo estadual. Procurado, o presidente do Detran, que também já dirigiu o Ipasgo, negou que já tenha recebido convite nesse sentido. “Quem pode responder sobre isso é só o governador”, resumiu.

A saída de Simão Cirineu da Secretaria da Fazenda acontece num momento em que as finanças do Estado passam por um momento delicado. Ontem, ele evitou comentar sobre a possibilidade de atraso no pagamento dos servidores, informação que passou a circular nas redes sociais. Segundo o secretário, muito foi feito, mas a situação financeira do Estado ainda é complicada, no entanto, passível de resolução.

Até na semana passada, Simão não admitia a saída e delegava sua permanência a uma decisão do governador Marconi Perillo (PSDB). Ao contrário, chegou a demonstrar interesse em continuar no cargo até o final do mandato do tucano. Ontem, porém, o secretário, de origem maranhense, admitiu que deixará a pasta para cuidar da saúde da mulher, que reside em Brasília.

Outra motivação, no entanto, seriam as dificuldades orçamentárias do Estado, que estariam gerando desgastes entre ele e os demais auxiliares, por conta de dificuldades na liberação de verbas. Há dois anos e meio no cargo, Cirineu evita admitir essa razão e fala no desejo de voltar a conviver com a família, da qual se distanciou há cerca de dez anos.

Formado em Ciências Econômicas, Simão foi secretário da Fazenda de Minas Gerais e trabalhou nos Ministérios da Fazenda, do Planejamento e da Integração Nacional, entre outros. Segundo, que passou o final de semana na capital federal e retornou ontem a Goiânia, existe a possibilidade de que seja nomeado para outro cargo no Governo de Goiás, mas com atuação em Brasília, ligado à captação de recursos ou ao setor de finanças.

 Para esta semana, Simão ainda terá agenda pela Sefaz e, na próxima, deverá retornar ao Distrito Federal. Ontem, Simão Cirineu fez palestra sobre as propostas de mudança no ICMS para advogados na sede da Ordem dos Advogados do Brasil, seção Goiás. Hoje, às 10 horas, ele participa de reunião do Conselho Nacional de Política Econômica (Confaz), em Brasília, que vai discutir assuntos relacionados ao ICMS e, amanhã, viaja para Catalão para a inauguração da Delegacia Regional de Fiscalização, às 15 horas.

 

Fonte: Affego