Pular para o conteúdo principal

Publicado em: 26/06/2013

Em visitas a entidades em São Paulo, diretoria do Fonacate define estratégias para acompanhamento parlamentar e ações junto à sociedade

26/06/2013.

Apoio do Fonacate aos recentes movimentos sociais que acontecem em todo o país foi bastante discutido durante os encontros na capital paulista

O presidente do Fonacate e também da FEBRAFITE, Roberto Kupski, acompanhado do vice-presidente de Relações Institucionais, Daro Piffer, participaram na última quinta-feira (20) de encontros com bases sindicais das carreiras de Estado em São Paulo.

A primeira reunião, na manhã de quinta, foi com a nova Diretoria eleita da Associação Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil (Unafisco Associação), que faz parte das entidades fundadoras do Fórum.

A visita às entidades filiadas ao Fonacate foi uma das primeiras estratégias definidas pela Diretoria Executiva – eleita para o triênio 2013-2015 –, e o objetivo é construir juntamente com as componentes do Fórum ações que possam mostrar para a sociedade a importância das carreiras de Estado.

Para o presidente da Unafisco, Amilton Lemos, o Fonacate é uma “importante união de carreiras de Estado que podem trocar muitas ideias e, juntas, melhorar a qualidade do serviço público no país”.

Já o vice-presidente da Unafisco, Kléber Cabral, parabenizando a Diretoria de Kupski, afirmou que “o sucesso desta gestão do Fórum depende muito desse estreitamento com as entidades”.

Dentre os temas em debate durante o encontro, estavam: a urgência da aprovação da PEC 555/2006 – que prevê o fim da cobrança de contribuição previdenciária sobre os proventos dos servidores públicos aposentados e pensionistas; ações pelo combate à corrupção e valorização das carreiras de Estado; apoio do Fórum a campanhas de apelo social, como o projeto “Imposto Justo”, do Sindifisco Nacional – que tem o objetivo de reunir 1,5 milhão de assinaturas para apresentar ao Congresso Nacional um projeto de lei de iniciativa popular pela correção das irregularidades observadas atualmente na tabela do Imposto de Renda; e apoio às atuais manifestações que acontecem em todo o país para chamar a atenção do governo para a falta de investimentos em transporte público, saúde e educação.

“É uma questão de cidadania e uma forma de legitimar nosso trabalho junto à sociedade, divulgando um projeto tão fundamental com o Imposto Justo’, reiterou Kléber Cabral. Na ocasião, Roberto Kupski informou que o Fonacate e boa parte de suas afiliadas já ajudam a divulgar a campanha.

Quanto às manifestações populares, o vice-presidente do Fórum, Daro Piffer, enfatizou que concorda que o Fonacate deve apoiar o movimento pacífico e ordeiro da sociedade. “O povo está cansado de engolir as determinações do governo sem uma ampla discussão, sem diálogo com a população. E acredito que devemos nos juntar a essas vozes para cobrar serviços públicos de qualidade e, especialmente, valorização das Carreiras que prestam os serviços essenciais de Estado”, concluiu.

Com relação à PEC 555, o Fonacate continuará pressionando os parlamentares pela aprovação da matéria ainda este ano.

Frente Santista – À tarde, a reunião foi com representantes regionais, em Santos, das entidades que compõem o Fonacate – dentre elas Sindifisco Nacional, Unafe, APCF, Conamp, Anfip e Sinait.

Na abertura do encontro, Kupski parabenizou a organização das entidades naquela cidade, que juntos fundaram o Fonacate-Frente Baixada Santista. “Queremos contar essa experiência de vocês para os outros estados, pois só assim faremos uma luta comum e organizada, pois aqui vemos que as discussões saem de nossas bases e chegam aos associados”, frisou o presidente.

Além de projetos de lei de importância para o serviço público, como a PEC 555/2006; a PEC 05/2011 (que altera o inciso XV do art. 48 e revoga os incisos VII e VIII do art. 49 para estabelecer que os subsídios do Presidente e Vice-Presidente da República, Ministros de Estado, Senadores e Deputados Federais sejam idênticos aos dos Ministros do STF); e a PEC 68/2011 (restabelece o adicional por tempo de serviço); foi falado novamente do apoio do Fórum aos recentes movimentos sociais que ocorrem em todo país.

A reunião foi finalizada com um jantar e uma homenagem ao presidente Roberto Kupski pelos trabalhos realizados à frente do Fonacate.

Fonte: Fonacate