Novos AFRs participam de ciclo de palestras
02/08/2013
Na quarta-feira (31), os 442 AFRs do concurso de 2013 participam do 2º dia do ciclo de Palestras que acontece no Salão Nobre da Faculdade de Direito da USP, no Largo São Francisco, em São Paulo. O evento, que tem objetivo de mostrar um panorama da carreira e da Administração Tributária, conta com a organização da Secretaria da Fazenda e apoio e participação da Afresp.
A abertura do ciclo de palestras foi realizada no dia (31/07) pelo presidente da Comissão de Recepção dos AFRs de 2013, Afonso Quintã Serrano. “Serão três dias importantes, onde vocês terão condições de conhecer melhor a Sefaz para a escolha das vagas”. Ele falou do cronograma do evento e trouxe dados que mostraram o perfil dos colegas que trabalham na Fazenda.
Na sequência, o coordenador da Coordenadoria da Administração Tributária (CAT), José Clóvis Cabrera, mostrou o organograma da Sefaz e trouxe informações do quadro de funcionários e dos últimos concursos e também enfatizou a importância do concurso de 2013. “O concurso foi feito devido à necessidade imediata para todas as atividades que fazemos”, ressaltou Cabrera. Além disso, apresentou as atribuições dos departamentos ligados à Secretaria da Fazenda.
Já o coordenador da Coordenadoria de Planejamento Estratégico e Modernização Fazendária (CPM), Evandro Luís Alpoim Freire, explicou as funções e a estrutura da sua coordenadoria. Ele também parabenizou os novos AFRs e destacou a missão e o prestígio da carreira. “Nossa carreira tem a missão de servir o estado e a sociedade”.
E ainda no período da manhã, o diretor-presidente da Fundação da Previdência Complementar do Estado de São Paulo (SP-Prevcom), Carlos Henrique Flory, encerrou o ciclo de palestras do período da manhã. Flory falou da missão da SP-Prevcom e explicou como funciona o novo sistema de previdência. “A SP-Prevcom está sempre à disposição, buscando esclarecer dúvidas e procurando mantê-los informados sobre os objetivos, resultados e etapas de implantação desse novo regime”, disse.
A última palestra do dia abordou o tema ‘Ética: o Público e o Privado”, ministrada pelo diretor da Corregedoria da Fiscalização Tributária (Corcat), José Carlos Moreira Pacheco. Ele apresentou o código de ética da Sefaz, a Lei Complementar do AFR (nº 1.059) e o Estatuto dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo. “A ética verdadeira requer que se procure melhorar o mundo ou pelo menos reduzir os males criados pelo homem”, finalizou.
As novas AFRs, Janaina Rizzi e Patrícia Gomes, disseram que o ciclo de palestras foi muito importante, pois além de ajudar na escolha das vagas também promoveu integração com os colegas. Ricardo Porto, outro AFR do concurso de 2013, também aprovou o evento e disse que pretende se associar a Afresp.
Apresentação da entidades
O presidente da Afresp, Teruo Massita, deu boas-vindas aos novos AFRs e no seu discurso apresentou a Associação.
“A Afresp, além da prevenção e recuperação da saúde do associado e familiares, oferece segurança patrimonial, de vida e de autos mediante a contratação a preços especiais com seguradoras de alta reputação. Conta com uma diversidade de parceiros no fornecimento de produtos e serviços ao associado, com preços de frota, no caso de veículos, e de atacado. Proporciona oportunidade de prática de esportes variados e de lazer. E, dentre outros serviços ofertados mais recentemente, se dispõe a garantir a fiança de locação aos associados sem qualquer ônus, especialmente aos recém nomeados que devem se estabelecer em cidades desconhecidas”.
Teruo também falou que a Afresp está de portas abertas e terá a maior satisfação para recebê-los. Além disso, destacou a importância dos novos colegas que são o futuro da classe e da Associação. Confira o discurso do presidente da Afresp na íntegra aqui.
O vice-presidente do Sinafresp, Igor Lucato Rodrigues, também discursou na ocasião. Ele falou do papel do Sindicato na defesa dos interesses dos AFRs.
Para finalizar o primeiro dia de evento, Afonso Quintã Serrano e Luciana Guanais (membros da Comissão de Recepção dos AFRs 2013) responderam algumas dúvidas dos novos Fiscais, que serão empossados no mês de setembro.
Fonte: Afresp