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Publicado em: 13/01/2014

Afresp moderniza sistema de PABX

13/01/2013.

 No segundo semestre de 2013 o Departamento de Administração e Patrimônio da Afresp iniciou um importante projeto de modernização da rede de telefonia instalada na sede. “O sistema antigo estava saturado, tínhamos uma capacidade limitada de ramais disponíveis, o que não nos permitia expandir a rede ”, explica o diretor Administrativo e de Patrimônio, Antero Rodrigues Martins. “Iniciamos uma série de pesquisas e contatamos algumas empresas especialistas na área. Optamos pela tecnologia digital, também conhecida como telefonia IP”, detalha Antero.

A tecnologia IP (Internet Protocol) agrega o VoIP (Voice over Internet Protocol) com outros serviços para telefonia, permitindo a transmissão da voz humana por meio do uso da Internet ou qualquer outra rede de computadores baseada em Protocolo de Internet.

Além de modernizar a atual rede da sede, a Afresp também vai vender a antiga central e os respectivos aparelhos. “São equipamentos que não são mais fabricados e por isso não têm mais suporte de fábrica, porém, ainda têm mercado, pois são interessantes para empresas de pequeno porte”, explica o coordenador Administrativo Operacional da Afresp, José Rivaldo Viana Leite.

A implantação do novo sistema de telefonia foi dividida em três fases. A primeira, que teve a duração de quatro meses, contou com a instalação dos equipamentos junto aos novos ramais IP – antes digitais. No total foram instalados 26 ramais IP distribuídos em racks disponíveis nos andares.

A segunda fase, também considerada uma das mais importantes, prevê a interligação da sede com as regionais. “Não vamos mais pagar tarifa com custo de interurbano quando falarmos com as regionais, isso nos proporcionará muita economia”, diz o diretor. Esta fase deve durar entre quatro e cinco meses para ser concluída e será iniciada com testes entre a sede e a subsede, localizada no centro de São Paulo.

A implantação da tecnologia IP permite uma redução de custo devido ao uso de uma única rede para carregar dados e voz, especialmente quando os utilizadores já possuem uma rede com capacidade subutilizada, que pode transportar dados VoIP sem custo adicional. Chamadas de VoIP para VoIP no geral são gratuitas.

Na terceira e última fase, haverá a instalação dos novos aparelhos na sede e nas regionais. “Eles são mais simples do que os instalados para os diretores, gerentes e coordenadores da sede, mas possuem visor digital e todas as facilidades e características, como: identificador de chamadas, conferência, viva-voz, correio de voz, mensagem, siga-me e outras”, detalha Rivaldo. Na sede, todos os aparelhos antigos analógicos já foram reprogramados para o novo PABX.

 

Fonte: Afresp