Pular para o conteúdo principal

Publicado em: 21/02/2014

IAF realiza planejamento estratégico para o ano de 2014

21/02/2014

Diretores e conselheiros do Instituto dos Auditores Fiscais do Estado da Bahia (IAF) reuniram-se nesta quarta-feira, 19, no Hotel Intercity Salvador, para elaborar o planejamento estratégico da instituição do ano de 2014. O processo foi conduzido pelo Diretor de Mobilização Sindical, Augusto Ferrari, e uma nova etapa está prevista para o detalhamento das ações e adequação orçamentária.

Na ocasião, Ferrari iniciou, convidando o Diretor de Comunicação, Mauricio Ferreira, que apresentou um retrospecto das ações da sua diretoria. Como 2013 foi um ano atípico, com uma série de limitações financeiras, por conta da conclusão da nova sede com equipamentos modernos. Mas também, pontuou as grandes conquistas de 2013, como exemplo, do teto salarial e como foi importante o papel do IAF para quebrar as barreiras de comunicação com o estado, trazendo resultados positivos para a categoria.

A apresentação do diretor descreveu como é feito o processo de informação para a sociedade sobre o funcionamento da gestão pública e a importância dos Auditores Fiscais como protagonistas desse processo, além das suas atuações técnicas.

A finalidade das ações de mídia do Instituto é dar visibilidade, evidenciar para a população a importância da atividade de auditoria fiscal, além de fortalecer o posicionamento do IAF como instituição de credibilidade, onde a diretoria estuda estratégias de produção de informações econômicas e tributárias referentes ao estado, com o intuito de buscar melhoraria na relação do cidadão-contribuindo com o fisco estadual.

Para finalizar, Maurício Ferreira apresentou uma análise comparativa de mídia entre 2010 e 2013, explicando as estratégicas usadas para cada anos e as sugestões para ações em 2014.Em seguida, Augusto Ferrari apresentou sobre a sua diretoria e iniciou falando sobre o destaque do IAF nos últimos anos e o total de filiados do Instituto atualmente, que possui aproximadamente 800 associados. O diretor também apresentou as competências estatutárias do IAF e relembrou as ações mais impactantes da Diretoria de Mobilização Sindical.

A diretoria financeira deu continuidade à reunião, com explanação do Auditor Fiscal, Maurício Gomes, que falou sobre os investimentos do IAF para as obras e instalações da nova sede, onde foi preciso fazer alguns reajustes no orçamentos.

Na oportunidade, Maurício explanou sobre a perspectiva da diretoria financeira para melhores investimentos nas outras diretorias e informou que a previsão de receitas para 2014 está equilibrada.

Já o diretor, Tolstoi Nolasco, informou sobre os planos da diretoria de Assuntos Tributários já começa o ano com a retomada dos cursos SIAF, que têm turma programada para o início de março. Em seguida fez um breve histórico sobre os cursos de 2013 com 59 auditores treinados e informou sobre os planos para grade de cursos voltada para aposentados e aposentandos (seminários abordando o tema aposentadoria), além do desenvolvimento e implantação do projeto IAF Escola, conforme artigo 35, inciso V, do Estado do IAF.

Por fim, o diretor propôs para o ano de 2014 dar continuidade ao projeto “Café com Leis”, iniciar o projeto “Conversando os Auditores” e fazer novas publicações dos Cadernos IAF.A apresentação do Auditores Fiscal, Antonio Medeiros, sobre diretoria a jurídica pontuou ações como: classe-cargo, formação dos precatórios referentes ao redutor salarial, Teto bruto x Teto liquido, protocolização do Teto Constitucional, além da implantação do serviço de consultoria jurídica no site do IAF que estreita o contato dos filiados com o escritório de advocacia Azi& Torres. O diretor também pontuou que vem acompanhando, pessoalmente, as ações e julgamentos que dizem respeitos a categoria.

No fim da manhã, o presidente do Conselho de Representantes, Marcos Carneiro, falou sobre o as atividades dos conselheiros, conforme o Estatuto do IAF e informou a atuação dos mesmos em reuniões periódicas que acontecem de 2 em 2 meses. Nesse período, os conselheiros tem a oportunidade de pesquisar informações com os filiados sobre o que acham da atuação do IAF e onde o Instituto deve melhorar.

A reunião deu seguimento até às 18hs, já que no turno da tarde, após as explanações das diretorias, os conselheiros e diretores puderam debater o assunto e definir o planejamento estratégico para este ano. “O planejamento foi extremamente positivo pois as definições irão balizar as ações do Instituto nos próximos anos”, afirmou o diretor de Mobilização, Augusto Ferrari.O Planejamento Estratégico do IAF é a continuação de um projeto que serve de base para a elaboração das principais ações do Instituto e sua adequação ao orçamento.


Fonte: IAF