Auditor fiscal e escritor José Mendonça Teles é o homenageado do Fica 2014
O Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) deste ano é dedicado ao escritor, poeta, contista, cronista e historiador José Mendonça Teles, que é ainda auditor fiscal aposentado e associado da Affego. Desde sua primeira edição, em 1999, o Fica homenageia personalidades de grande relevância para a Cultura, como Goiandira do Couto (2008), Gustav Ritter (2009); Veiga Valle (2011); Paulo Bertran (2012); Cora Coralina (2013), entre outros.
Defensor intransigente do patrimônio histórico-cultural de Goiás, José Mendonça Teles se transformou num dos mais atuantes, polêmicos e atentos intelectuais de Goiás. Goiano, nascido na cidade de Hidrolândia, em 25 de março de 1936, Teles é bacharel em Direito pela Universidade Católica de Goiás (atual PUC), onde foi professor titular até 2003, quando recebeu o título de Doutor Honoris Causa.
O mestre das letras foi presidente, durante 12 anos, do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás e, por dez anos, da Academia Goiana de Letras. Ex-secretário de Cultura de Goiânia presidiu o Conselho Estadual de Cultura por dois mandatos.
Mendonça Teles possui atuação destacada na imprensa goiana como cronista há mais de 20 anos e vasta lista de obras publicadas, que vão da ficção à poesia; do ensaio ao resgate da memória cultural, sendo premiado pela Academia Brasileira de Letras, à publicação de A Imprensa Matutina.
Em seu currículo somam-se inúmeras publicações relacionadas com a cultura goiana, dentre elas Vida e Obra de Silva e Souza; General Curado - Estudo Biográfico; A Cidade do Ócio; e Dicionário do Escritor Goiano. É autor das letras do hino oficial do Cinquentenário de Goiânia e do hino oficial de Goiás.
Teles é também atual presidente Ad Vitam do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás; presidente do Instituto Cultural José Mendonça Teles; e membro do Conselho do Patrimônio Histórico de Goiânia. O escritor também pertence a várias instituições culturais do país, entre elas: Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (único goiano a integrá-lo como sócio correspondente), Academia Paulistana de História de São Paulo e da Ordem Nacional dos Bandeirantes de São Paulo. É sócio-correspondente dos Institutos Históricos e Geográficos de Santa Catarina, Distrito Federal, Rio Grande do Norte, Mato Grosso, Alagoas, Bahia, Paraná e Rio de Janeiro.
O Fica 2014 está sendo realizado pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás), de 27 de maio a 1º de junho, na histórica Cidade de Goiás.
Fonte: Affego