Auditor fiscal comemora 42 anos de trabalho na Sefaz-PI
“Eu já poderia estar aposentado, mas venho trabalhar por prazer”, é o que diz o Auditor Fiscal Edvaldo de Jesus Sousa, que comemora junto com os colegas de setor na Secretaria da Fazenda seus 42 anos de trabalho na SEFAZ PI. Ele que é Bacharel em Ciências Contábeis, sempre trabalhou na área tributária é um apaixonado pelo que faz, o que considera um trabalho abrangente e uma função que demanda interesse e dedicação, além de estudo e contínua qualificação. Filho de pai servidor público, a maior lição que ele carregou para a sua atividade profissional foi a honestidade, que segundo Edvaldo, sempre guiou toda a sua conduta.
Seu nome está na história: ainda quando ingressou em sua primeira função na SEFAZ PI, como datilógrafo, Edvaldo de Jesus Sousa digitou o regulamento de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias) do Piauí, em 1973. Esse foi o seu primeiro contato com a Legislação Tributária, com a qual tomou gosto, um momento da sua vida que considerou um intenso aprendizado. “ Ao mesmo tempo que eu datilografava, eu aprendia mais e gostava daquilo.”, explica.
Edvaldo participou de vários concursos internos na Secretaria da Fazenda do Piauí, passou a ser Assessor do Secretário da Fazenda, e posteriormente, em 1975, foi aprovado em Concurso Público de 1993, para o cargo de Técnico da Fazenda Estadual. Para ele, o convívio diário no trabalho de tributação e arrecadação, com as quais trabalhou desde o início da carreira, deu a ele subsídios para que fosse aprovado também para o cargo de Auditor Fiscal da Fazenda Estadual, cargo que exerce até hoje. Além de trabalhar com crédito, leis, portarias e resposta à consulta tributária, Edvaldo presta orientações contadores, colegas e também a contribuintes: “A missão do fisco não é primordialmente punir, mas orientar para que o contribuinte não seja penalizado.”, finaliza.
Parabenizado por colegas de trabalho durante a comemoração, Edvaldo continua sua missão na Secretaria da Fazenda. O Auditor foi também recentemente um dos indicados em um concurso interno para escolha do servidor que receberia a Medalha do Mérito da Ordem Renascença do Piauí, no ano passado.
Fonte: Sinaffepi