Governador apresenta planos para o futuro do RS
O governador do Estado, Tarso Genro, candidato à reeleição, foi o palestrante da reunião almoço Tá na Mesa desta quarta-feira (6), na Federasul, onde apresentou um balanço de sua gestão e seus planos para o desenvolvimento do RS.
Dentre os dados apresentados pelo governador, estavam os resultados positivos de projetos desenvolvidos em seu governo, como o Novo Fundopem, Plano Safra Gaúcho, Pacto Gaúcho pela Educação e a criação da Sala do Investidor. Também foi mostrado um comparativo entre o desempenho de sua gestão e o da anterior, ressaltando o aumento dos investimentos nas áreas da saúde, educação e segurança.
Ao falar sobre as condições financeiras do Estado, Tarso afirmou que continuará realizando saques de depósitos judiciais, respeitando apenas os limites impostos por lei.
Sobre a renegociação da dívida, o governador ressaltou que este não é um esforço que depende apenas da presidente da República, pois há estados não querem que aconteça a renegociação, uma vez que são beneficiados pelo endividamento do RS. "Hoje, estamos financiando a União e União está financiando os outros estados", disse. No entanto, afirmou que o projeto que prevê a redução dos gastos com a dívida de 13% para 9% da receita líquida deve ser votado até novembro no Congresso Nacional.
Tarso falou ainda sobre temas como pacto federativo, reformas política e tributária, infraestrutura, mobilidade, saneamento, entre outros. Ao final da palestra, respondeu perguntas do público, entre elas uma do diretor do Sindifisco-RS Abel Ferreira.
Prestigiaram o evento o presidente da Afisvec, Altemir Feltrin, os diretores do Sindifisco-RS Virgínia Cano, Abel Ferreira e Carlos Eduardo Fossá e o diretor da Associação Paulo Kronbauer.
Fonte: Afisvec