ESTADO - Servidores do Estado protestam em carreata
Servidores públicos estaduais fizeram carreata pelas ruas do Centro de Fortaleza na manhã de ontem. Os manifestantes cobravam o cumprimento das reivindicações discutidas com o Governo do Estado através do Fórum Unificado das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos Estaduais (Fuaspec). Eles pediam, entre outras reivindicações, a diminuição do número de terceirizações e melhorias no salário e na assistência à saúde dos trabalhadores.
Cerca de 20 carros participaram do ato, que saiu da Praça da Gentilândia, no Benfica, em direção ao Centro, por volta das 9 horas. Um trio elétrico acompanhou os manifestantes em todo o trajeto da carreata. Os servidores pretendiam chegar até o Palácio da Abolição, mas foram impedidos por barreiras policiais. Não houve confronto.
“Nós discutimos as nossas solicitações com os secretários de Governo há pelo menos três anos. Eles se comprometem, mas nunca cumprem. Agora, o governador Cid Gomes mandou cerca de 20 mensagens privilegiando outras categorias. Na nossa opinião, isso aprofundou as desigualdades”, comenta a coordenadora-geral do Fuaspec, Eliane Uchôa. O fórum reúne 30 entidades ligadas aos servidores, dentre associações e sindicatos.
Segundo a coordenadora-geral do Fuaspec, o órgão vai enviar documento ao gabinete do governador solicitando reunião com Cid Gomes. No ato de ontem estavam representados trabalhadores vinculados à educação, saúde, meio ambiente e policiais civis e militares. O POVO solicitou que o Governo do Estado comentasse a manifestação dos servidores, mas a resposta não foi encaminhada.
Fonte: Jornal O Povo