Pular para o conteúdo principal

Publicado em: 26/08/2014

A inesquecível Noite Goiana do II Encontro do Fisco em 2014

A magia das noites goianas, imortalizada na canção de Marcelo Barra, tomou conta do Hotel Termas Caldas Affego no último sábado, 23, durante o II Encontro do Fisco em 2014. Na ocasião, o TCA se transformou num verdadeiro palco para celebrar a cultura, a natureza, a culinária, a música e a história do Estado de Goiás, cujas belezas foram saudadas pelos encontristas em mais um momento inesquecível na história dos encontros da família fiscal.

A opinião era unânime: da decoração – toda em motivos verde e amarelo, cores da bandeira goiana – até o cardápio escolhido, com pratos típicos como arroz com pequi e gueroba, a sensação de ser goiano foi transportada para a atmosfera do TCA e contagiou a todos, dando aos associados, seus familiares e convidados um sincero orgulho por viver em Goiás.

A programação da última noite do Encontro brindou os affegueanos com apresentações musicais de Bigode dos Teclados, desta vez acompanhado pelo maestro Aníbal, que encantou a todos com a afinação de seu sax; prêmios oferecidos pela Gold Corretora de Seguros, sempre parceira da Affego em suas realizações; um desfile com a moda típica dos anos 60 e 70, protagonizado pelas pensionistas-modelos Maria José Carneiro e Ercília Santos Costa; e mesmo a presença surpresa do bandeirante Bartolomeu Bueno – uma brincadeira, é claro, para prestigiar a memória do homem que tanto contribuiu ao Estado.

A história de Goiás

O presidente Joaquim Dilton participou da festa do início ao fim. Ele fez a abertura do evento saudando os encontristas e aproveitou para traçar um pequeno panorama sobre a história de Goiás. Dilton destacou as riquezas naturais do Estado; lembrou a Marcha para o Oeste, durante o governo de Getúlio Vargas, responsável por desbravar o sertão goiano; explicou o processo de mudança da capital Goiás para Goiânia, hoje a cidade mais importante do Centro-Oeste; e, por fim, falou do bandeirante Bartolomeu Bueno, importante pioneiro e figura lendária na cultura local

Bem humorado, Dilton chamou o próprio Bueno para comparecer ao Encontro, sendo prontamente atendido e conquistando aplausos de todos os encontristas. Tudo, na verdade, era uma brincadeira: o colaborador João Batista se vestiu como o famoso bandeirante para que os affegueanos pudessem experimentar de fato a riqueza da cultura do Estado. O presidente ainda recitou o célebre poema “Versos Íntimos”, do poeta paraibano Augusto dos Anjos, e foi ovacionado pelos colegas.

Logo após estes pronunciamentos foi exibido um vídeo, elaborado pelo Departamento de Comunicação da Affego, que destacou aspectos típicos da cultura goiana. Trejeitos linguísticos, pratos da culinária, as cidades mais famosas, as personalidades ilustres, tudo exibido aos olhos atentos dos associados num telão colocado no salão de festas do TCA.

Ao final da apresentação, a colaboradora Maria do Socorro, que coordena as atividades do Departamento Social da Affego ao lado de Maria Inês, desejou aos encontristas uma noite cheia de emoções, e dedicou-lhes o tema da festa. “Espero que possam extrair o melhor desta festa que foi feita especialmente para vocês.” Maria da Glória, esposa do presidente Dilton, também se pronunciou. Mineira de nascimento, ela se disse “goiana de coração”, e exaltou as belezas do Estado de Goiás.

Como em todos os encontros, neste houve ainda sorteio dos brindes oferecidos pela Gold Corretora de Seguros, que apoiou o evento ao lado de outros parceiros como o Sindifisco, a Veet Travesseiros e a Uniodonto. A associada Daisy Santos Rodrigues foi a grande felizarda da noite. Ela levou não apenas os R$ 500,00 oferecidos pela Gold para quem contratasse o seguro de vida no Hotel, mas também os R$ 350,00 do sorteio para o público em geral. Sobre a sorte, foi enfática: “Tinha expectativas, mas não poderia esperar! Simplesmente maravilhoso”.

Aprovação unânime

Se pudessem dar uma pontuação ao encontro, 10 seria com certeza a nota conferida pela maioria dos encontristas a esta segunda reunião da família fiscal em 2014. A pensionista Vilma Limonji encabeça a lista: “Todas as festas do encontro são muito boas, mas essa hoje parece estar ainda melhor. A animação está nota 10, sensacional.”, fez questão de destacar, ao lado da família.

A aposentada Carmem Lúcia dos Santos Damasceno engrossou o coro: “Este encontro está muito bom, a programação não deixou a desejar”. Para Carmem, porém, o maior diferencial foi o tratamento conferido aos encontristas pela organização do evento e pela equipe do Hotel: “As pessoas se sentem amadas aqui”, ressaltou.

A pensionista Delza de Brito Teles, assídua frequentadora dos encontros, também não poupou elogios. Já se considerando “suspeita para falar”, ela pediu que o filho, Ricardo de Brito Teles, desse uma nova opinião: “A organização está exemplar. Uma decoração bonita, variedade no cardápio, pessoas felizes ao redor”, destacou o autônomo, que foi ao TCA acompanhado pela esposa, Miriam.

A aposentada Maria da Abadia não estava no Hotel para participar do Encontro. Ela foi com outra turma de associados, mas mesmo assim acabou conquistada pela beleza da Noite Goiana: “Está tudo tão bonito, tão bem organizado, não tenho o que falar!”

Para o aposentado Cícero Rodrigues dos Santos, a qualidade da Noite e do Encontro como um todo foram um reflexo não só do empenho do Departamento Social em oferecer um evento inesquecível. Ele vê também em tudo isso, os resultados de uma administração eficiente da Diretoria da Affego e da gerência do Hotel pelo colega Antônio Divino da Conceição, o Tonico: “Tudo tão bem organizado, o evento, a festa e o próprio Hotel. A beleza aqui salta aos olhos. Sinto o TCA mais sofisticado, por isso parabenizo o presidente e o Tonico pelo bom trabalho”.

As maiores autoridades da família fiscal deram seu veredicto. Segundo os affegueanos, o II Econtro do Fisco deixou seu brilho e ainda deixará saudades. Que venham os próximos!

 Fonte: Affego