Pular para o conteúdo principal

Publicado em: 04/09/2014

Categoria

Paulo Paim defende uma reforma tributária com justiça social

“Não há país desenvolvido sem um modelo de arrecadação eficaz”. Foi o que afirmou o senador Paulo Paim (PT-RS), ao defender uma proposta de reforma tributária mais racional. O senador afirmou que é preciso também  levar em conta a justiça, fazendo com que quem ganha mais pague mais. Ele acrescentou que é preciso também considerar a progressividade, favorecendo os que ganham menos e que gastam, principalmente, no seu consumo diário, com alimentação e transporte.

- Os impostos devem ser proporcionais à capacidade contributiva dos diversos setores e áreas. Quem pode mais contribui com mais, de forma progressiva, como acontece, por exemplo, no Imposto de Renda - disse.

Paim também destacou a importância da simplificação do sistema tributário, lembrando que o do Brasil está entre os mais complexos, onerosos e burocráticos do mundo.

E, conforme o senador, aqui, o imposto "além de ser caro de pagar, é caro de calcular, de recolher e de controlar", em razão da imensa complexidade das leis.

Por isso, ele também defendeu a proposta de emenda constitucional que determina a unificação dos impostos sobre o consumo, apresentada pelo Poder Executivo e que está em análise na Câmara dos Deputados.

 

Fonte: Agência Senado