Pular para o conteúdo principal

Publicado em: 08/09/2014

Amazonas: Semana do Auditor destaca Educação Fiscal e Wagner Pinto Domingos

Em 21 de setembro é comemorado o Dia do Auditor Fiscal de Tributos Estaduais do Amazonas e, em homenagem à data, será realizada a VIII Semana do Auditor Fiscal, de 15 a 19 de setembro, nos auditórios da Sefaz-AM e do Sindifisco-AM. Com o tema “Justiça Fiscal: em defesa da sociedade”, a semana promoverá debates de interesse da categoria e uma campanha de educação fiscal junto às escolas da rede estadual de ensino da Seduc, focando no Ensino Médio.

 Já no dia 16 o PNEF voltará à pauta, com a entrega do Título de "Associado Honorário" para Roberto Kupski, do Rio Grande do Sul, que preside a Febrafite e representa o Fisco estadual brasileiro, momento em que também será entregue esta mesma honraria a Wagner Pinto Domingos, Auditor Fiscal de Minas Gerais, profundo conhecedor do Programa de Educação Fiscal, membro do Grupo Nacional de Educação Fiscal e do Comitê Executivo do PNEF, representando a Região Sudeste.

 Wagner muito contribuiu para o crescimento, estruturação e fortalecimento do Programa no Brasil e esteve várias vezes no Amazonas em missão pela cidadania, e no momento se encontra acometido pela Esclerose Lateral Amiotrófica - ELA, se tornando para o Fisco do Amazonas uma referência nacional na luta contra essa doença.

 Para Augusto Bernardo, Coordenador do Programa no Amazonas, ex-presidente da Affeam e ex-vice-presidente da Febrafite, "É dever de todos abraçarmos o nosso companheiro e seus familiares nesse momento, e jamais esquecermos das pessoas que muito fizeram pelo PNEF Brasil afora. Esta Semana é o momento certo para que o Fisco reforce a luta mundial para que autoridades, a mídia e a sociedade conheça, se articule e tome providências contra essa doença que já atinge milhares de pessoas no Brasil e no mundo".

 Para o presidente do Sindifisco-AM, José Maurício Belém Júnior, a Semana do Auditor traz um tema de interesse de toda a sociedade: a justiça fiscal. "Queremos debater questões que visem combater e reduzir as desigualdades sócias através do aprimoramento da máquina fazendária, das politicas públicas e dos serviços públicos em geral” observa.

 A presidente da Affeam, Jeroniza Albuquerque, diz que a Semana do Auditor Fiscal está em sua oitava edição e já faz parte do calendário de eventos da associação. Ela destaca a importância de se divulgar o trabalho do auditor fiscal. “O dia do auditor fiscal é uma data que precisa ser lembrada e comemorada por todos que atuam nessa área. E a Semana do Auditor é uma forma de discutir tema de interesse da categoria e da sociedade”, afirma.

 Realizada pelo Sindicato dos Funcionários Fiscais do Estado do Amazonas (Sindifisco-AM), Associação dos Funcionários Fiscais do Estado do Amazonas (Affeam) e Escola de Administração Tributária (Esata), a VIII Semana do Auditor Fiscal terá a palestra do Diretor de Estudos e Políticas do Estado, das Instituições e da Democracia do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), José Celso Pereira Cardoso Júnior, que abordará o tema da semana, no dia 16 de setembro, às 9h30, no auditório do prédio-sede da Sefaz-AM. Nesse dia também terá palestra sobre "Relações Interpessoais no Trabalho e na Vida", com o consultor Adi Lancaster. No dia 18 de setembro serão feitas homenagens a auditores fiscais e personalidades do Estado.

 O coordenador do Programa de Educação Fiscal do Estado do Amazonas, Augusto Bernardo Sampaio Cecílio, diz que a Semana do Auditor vai promover palestras sobre educação fiscal com alunos da rede estadual de ensino. "A educação fiscal é importante e deve começar desde cedo. Vamos aproveitar a Semana do Auditor para conscientizar os jovens". 

 Entre os objetivos do Programa de Educação Fiscal desempenhado pela Sefaz, em parceria com as secretarias de Educação do Estado e do município de Manaus, secretaria municipal de Finanças (Semef) e Receita Federal, estão: disseminação da função socioeconômica do tributo, da importância do controle social sobre a aplicação dos recursos públicos, da necessidade de se combater a pirataria, a sonegação fiscal e o vandalismo do patrimônio público. Desde 1998, o Programa também vem conscientizando a sociedade sobre direitos e deveres do cidadão, além de ensinar como funciona a administração pública e os três poderes.

 Augusto Bernardo, Coordenador do Programa de Educação Fiscal no Amazonas

Fonte: Febrafite