Pular para o conteúdo principal

Publicado em: 10/10/2014

Afresp participa da Conferência do Ciat na Espanha

A Conferência Técnica do Centro Interamericano de Administrações Tributárias (Ciat) em Santiago de Compostela na Espanha, se encerra nesta quinta-feira, dia 9 de outubro.

O evento contou com a participação do presidente da Afresp, Teruo Massita; do presidente da Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite), Roberto Kupski, além dos 32 países membros do Ciat e convidados.

Com o tema central “A otimização dos recursos e dos processos da Administração Tributária”, foi abordada na Conferência a Otimização dos Processos Organizacionais e Funcionais nas Administrações Tributárias. Um dos pontos positivos foi a troca de experiências entre todos os países presentes e convidados.

Os pontos convergentes em todas as apresenações foram o aperfeiçoamento contínuo dos Planos Estratégicos, estabelecidos pelas Administrações Tributárias, na busca de melhores resultados, tendo como lema ‘Fazer mais com menos recursos’.

Foi abordada também a otimização dos processos com a utilização plena das ferramentas tecnológicas. Em alguns países, como Portugal, na apresentação de casos práticos, foi possível perceber os resultados satisfatórios no aumento da arrecadação, em pleno período de crise econômica.

Sobre a otimização dos recursos humanos, houve convergência de opiniões no que diz respeito na aplicação de métricas para medir resultados no atingimento de metas de arrecadação e o pagamento de bônus como estímulo aos agentes públicos.

A palestra também abordou a mensuração dos resultados obtidos pelas Administrações Tributárias, por meio das metodologias desenvolvidas, que teve como objetivo medir o custo suportado pelos contribuintes para atender a demanda da burocracia fiscal. O evento foi finalizado com a discussão sobre a percepção social sobre o  funcionamento das Administrações Tributárias com apresentações de casos práticos de pesquisa efetuada em dois países signatários da organização.

Fonte: Afresp