Pular para o conteúdo principal

Publicado em: 13/10/2014

Coffee Book: cultura e esclarecimentos na manhã da Affego

Os affegueanos participaram na manhã desta sexta-feira, 10, no Salão Nobre da Affego, do lançamento do livro “Santa Cruz de Goiás, a veneranda dama antiga do Sul goiano”, escrito por Bento Alves Araújo Jayme Fleury Curado e pela associada Aparecida Teixeira de Fátima Paraguassú. O “Coffee Book”, como foi chamado, contou com as presenças de Diretores e Conselheiros da Associação, bem como a do secretário de Estado de Cultura, Agnaldo Coelho, que na ocasião representou o governador Marconi Perillo.

“Santa Cruz de Goiás, a veneranda dama antiga do Sul goiano”, foi apresentado aos associados pela colega Fátima Paraguassú, historiadora e esposa do auditor fiscal aposentado Warendy Paraguassú de Siqueira. Ao lado do coautor da obra, Bento Fleury Curado, Fátima agradeceu a oportunidade de lançar a obra em meio aos colegas de Associação e fez uma breve análise da importância de resgatar a memória de Santa Cruz, um dos mais antigos e importantes núcleos auríferos do Estado.

“Santa Cruz de Goiás foi um importante entreposto entre os sertões dos goyazes e o litoral, mais antiga até que a cidade de Goiás e Pirenópolis, embora hoje seja bem menos lembrada que estas duas. Nosso livro aborda do brilho do ouro ao ostracismo que se seguiu nesta cidade cheia de cultura e belezas naturais”, destacou a escritora. Ela também convidou à frente o esposo, Warendy, proeminente financiador de pesquisas sobre a região sul do Estado e que, em sua fala, enalteceu as belezas da agora pacata cidade de Santa Cruz.

Bento Fleury Curado, o coautor, agradeceu igualmente a presença dos affegueanos e discorreu brevemente sobre a escrita da obra. Tanto ele quanto Fátima ressaltaram ainda uma presença ilustre, o secretário de Estado de Cultura, Agnaldo Coelho, que prestigiou o evento representando o governador Marconi Perillo. “Graças ao financiamento da Secult, pudemos publicar nosso livo”, revelou a historiadora.

Durante todo o Coffee Book, cópias do livro eram vendidas logo à entrada do Salão Nobre. Os associados podiam, inclusive, receber o autógrafo dos autores. Eles acompanharam o evento do início ao fim interagiram com os colegas, que lhes parabenizavam pelo pela necessária obra de resgate da cultura sulista goiana.

Esclarecimentos

O momento também foi propício para o presidente Joaquim Dilton de Moura Ornelas conversar com os associados a respeito da conquista da equiparação do subsídio de aposentados e pensionistas com o pessoal da ativa. No pronunciamento de abertura do evento, o diretor deu as boas-vindas aos colegas, destacou as presenças do presidente do Sindifisco, Belmiro Rosa Borges, e de ex-presidentes da Associação; e falou com sinceridade sobre o processo de resgate da paridade salarial.

“A equiparação do subsídio era nossa principal meta nesta gestão. Para alcançá-la, nunca pedi dinheiro aos colegas ou fiz promessas vãs. Não sou um mercador de ilusões, o que fiz foi negociar ante as várias esferas do governo e, pelas vias da lei, trazer de volta este direito dos aposentados e pensionistas”, ponderou o presidente, antes de continuar: “Posso morrer hoje, amanhã, ou daqui a alguns anos, mas com a certeza de ter cumprido um dever com os inativos do Fisco goiano”.

Dilton ainda fez questão de agradecer a ajuda obtida para conquista da paridade: “Em nossas reivindicações, contamos com o apoio de aliados estratégicos como o deputado estadual Iso Moreira e a deputada federal Magda Moffato, ambos reeleitos e comprometidos agora em defender o encurtamento dos reenquadramentos dos subsídios”, destacou.

Segundo ele, o foco das reivindicações agora, além de ser o encurtamento dos prazos de reenquadramento, será a correção da injustiça a que estão submetidas as pensionistas pós-2004: “Para isso, contamos com a importante mobilização das próprias pensionistas, como as colegas Carolina Almeida Barbosa e Yolanda Imaculada, que criaram a Frente das Pensionistas Pós-2004”.

Pedindo a palavra logo em seguida, Carolina Almeida destacou a figura do presidente Joaquim Dilton para a articulação das viúvas e viúvos por seus direitos. “O presidente Dilton é hoje o nosso principal aliado. Ele foi um dos únicos presidentes a se importarem com a situação de nós, pensionistas, e ao lado dele, confiamos que faremos a reversão dessa injustiça negociando junto às várias esferas governamentais”, ressaltou a pensionista, antes de devolver a palavra ao diretor.

Ao final de sua fala, o presidente prometeu aos associados que mais eventos como o desta manhã serão promovidos periodicamente. “Nestes dois últimos anos, estivemos comprometidos arduamente com a conquista da paridade, e por isso houve menos momentos de interação como este. Agora que corrigimos aquela injustiça contra aposentados e pensionistas, é com satisfação que aumentaremos a frequência destas confraternizações que tanto unem a categoria.”

Brindes

O Coffee Book teve também, como não poderia deixar de ser em eventos promovidos pela Affego, sorteio de vários brindes para os associados. Cópias do livro lançado esta manhã, e outros prêmios oferecidos pelo Sindifisco e pela parceira de longa data da Associação, a Gold Corretora de Seguros.

Cleiton José, representante da Gold, se pronunciou aos affegueanos logo na abertura do evento. Ele ressaltou a satisfação de toda equipe Gold por serem a seguradora dos associados, informou a respeito da renovação do contrato com a Associação e ressaltou o compromisso de garantir preços justos para as apólices dos affegueanos. Foi a corretora quem ofereceu o maior sorteio da manhã: R$ 500 em dinheiro, que acabou indo para um aposentado.

Fonte: Affego