DILMA OU AÉCIO - Próxima gestão herdará desafios, diz economista
O economista Alex Agostini afirma que, em 2015, o próximo presidente (Dilma ou Aécio) terá desafios a superar. “É uma grande herança maldita e enormes desafios para resgatar a confiança de empresários e consumidores, bem como colocar a economia novamente nos trilhos do crescimento”.
A estimativa do PIB para este ano é de crescimento de 0,3%, mas Agostini alerta para a tendência de baixa. “No entanto, com os recentes indicadores divulgados, há viés de baixa para esse número e não dá para descartar um possível PIB negativo”, pondera.
A professora Cristina Mello afirma que a expectativa dela é baixa, mas permanece otimista. “Acredito que podemos fechar o ano com 0,4% de crescimento econômico contra previsões mais pessimistas de crescimento de 0,24%”. (AD)
O IBC-BR registra o comportamento de três setores: agropecuária, indústria e serviços. Para chegar ao índice, o Banco Central levanta a produção estimada para os três setores, mais os impostos
O Indicador Serasa Experian de Atividade Econômica de agosto também foi divulgado ontem. Mas o resultado mostra retração do PIB mensal, com variação negativa de 0,6%. Por esse estudo, é a quinta queda interanual consecutiva.
Fonte: Jornal O Povo