Mezzomo ministra palestra sobre cidadania fiscal
O auditor-fiscal da Receita Estadual e supervisor de desenvolvimento organizacional da Secretaria da Fazenda (Sefaz) João Batista Mezzomo, filiado ao Sindifisco-RS e associado à Afisvec, foi o primeiro palestrante do IV Seminário de Cidadania Fiscal, evento promovido pela Sefaz através da Oficina do Gasto Público e Cidadania Fiscal. O seminário foi realizado nesta quarta-feira (22) no hotel Embaixador, em Porto Alegre. O presidente da Afisvec, Altemir Feltrin, e do Sindifisco-RS, Celso Malhani, prestigiaram o evento acompanhados dos diretores Geraldo Sheibler, Carlos Eduardo Fossá e Abel Ferreira, que representou, também, a Febrafite.
O economista e professor da Ufrgs Eugênio Lagemann, também filiado e associado ao Sindifisco-RS e à Afisvec, foi o responsável pela mediação do seminário, que contou ainda com as participações do economista e professor da Unicamp Marcio Pochmann e do advogado tributarista e professor de Direito Tributário na Unisinos Marciano Buffon.
Na abertura do evento, o secretário da Fazenda, Odir Tonollier, salientou a importância da participação dos cidadãos no combate à sonegação fiscal. Ele destacou o papel do programa Nota Fiscal Gaúcha
Durante sua palestra, Mezzomo apresentou dados sobre a situação fiscal brasileira, comparando com a de outros países. O auditor falou também sobre o retorno dos recursos arrecadados para a população e concluiu afirmando que a corrupção, que gira em torno dos 10 bilhões anuais no Brasil, não é a principal responsável pelos baixos investimentos no pais, atribuindo o problema à má distribuição de renda.
Fonte: Afisvec