Pular para o conteúdo principal

Publicado em: 04/12/2014

Dia de mobilização movimenta auditores-fiscais

A quarta-feira de 03-12 foi de grande mobilização por parte dos auditores-fiscais da Receita Estadual do RS

A reunião do Conselho das Comissões Sindicais do Sindifisco-RS, marcada para as 10h, que contou com presença maciça de auditores-fiscais, que lotaram o auditório do sindicato, tinha como principal item da pauta a discussão sobre a proposta de código de ética apresentada pelo Conselho Superior da Receita Estadual às entidades. Tendo sido solicitada e aprovada a inversão de pauta, a classe entendeu, entretanto, que a discussão prioritária deveria ser as reivindicações da categoria, desde muito discutidas com o secretário da Fazenda, Odir Tonolier, e ainda sem qualquer definição.

O grupo deliberou por ampla maioria por dirigir-se ao Gabinete do Secretário da Fazenda e cobrar definições quanto a suas reivindicações nesse período de encerramento de mandato. Em seguida, os colegas lotaram os corredores da Secretaria da Fazenda à espera de uma audiência com o secretário. O encontro, entretanto, efetivamente só foi possível à tarde, em torno das 15h, devido a um compromisso do chefe da casa fazendária naquele momento. Novamente, a classe atendeu ao chamado das entidades e lotou os corredores da Secretaria.

O Secretário da Fazenda e seu adjunto, André Paiva, ouviram uma comitiva de quinze colegas, que externaram sua imensa preocupação com o término da atual gestão fazendária sem que tenham ainda sido definidos alguns pleitos antigos da categoria. Os secretários, Odir e André, manifestaram-se no sentido de colher contribuições das entidades para a busca de determinado consenso para avançar em algumas demandas e fixaram a sexta-feira (5-12), em horário a combinar, como dia de reunião entre administração e as entidades representativas dos auditores-fiscais para tratar desses assuntos.

Após o encontro, o grupo de colegas se dirigiu ao Gabinete do subsecretário da Receita Estadual, Ricardo Neves, para discutir o código de ética e relatar os assuntos tratados na reunião com o Secretário da Fazenda. Ricardo Neves informou que qualquer colocação referente ao código de ética da Receita Estadual deverá ser tratada junto ao Conselho Superior. Mesmo assim, afirmou que nenhum ponto do código de ética avançará sem que haja consenso da casa fazendária. Ricardo Neves aproveitou a ocasião para manifestar seu entendimento de que a composição do Conselho Superior deve ser mais equilibrada. Quanto às reivindicações tratadas pela categoria com o Secretário da Fazenda, o Subsecretário disse que dará seu apoio naquelas que entender viáveis.

Após esse segundo encontro, boa parte do grupo se dirigiu à Afisvec (foto), onde, em reunião conjunta dos conselhos das duas entidades, foram discutidos os assuntos tratados nos encontros com os secretários Odir e André e com o subsecretário Ricardo. O grupo, ao término dessa discussão, deliberou por deixar pré-agendada nova reunião conjunta dos conselhos ou assembleia-geral conjunta extraordinária das duas entidades para o início da semana que vem, em data e horário ainda a serem definidos, a depender do resultado da reunião de sexta-feira.

 

Fonte: Afisvec