PROTESTO EM FORTALEZA - Bancários contra IPO da Caixa
O Sindicato dos Bancários do Ceará (SEEB-CE) realizou na manhã ontem (12), em Fortaleza, uma manifestação contra a intenção do governo de abrir o capital da Caixa Econômica Federal (CEF). Os representantes da categoria alegam que, com a medida, o banco estatal deixaria de ser totalmente público.
Para o presidente do sindicato, Carlos Eduardo Bezerra, "não existe motivo para abrir o capital da Caixa, um banco público com extraordinário papel social". Conforme ele, a mudança enfraqueceria a atuação da instituição em programas sociais do governo, "pois os acionistas vão pressionar para aumentar os lucros, para gerar dividendos, colocando em segundo plano o seu papel social", completou. A entidade visa ainda encaminhar a todos os parlamentares proposta para que se posicionem contra a abertura de capital na Caixa.
Em dezembro, a presidente Dilma Rousseff confirmou a intenção de abrir o capital da CEF através de uma oferta pública inicial de ações. No entanto, a medida não está prevista nas ações emergenciais do governo para o próximo ano. A previsão é que a iniciativa do governo ocorra apenas em um ano e meio, na metade de 2016.
A abertura de capital da Caixa Econômica poderá movimentar mais de R$ 20 bilhões com a venda de cerca de 25% a 30% do banco público no mercado.
Fonte: Diário do Nordeste