Pular para o conteúdo principal

Publicado em: 16/03/2015

Categoria

Multidão vai às ruas contra governo

Protestos contra a presidente Dilma Rousseff (PT) e levaram uma multidão às ruas das maiores cidades do país ao longo do domingo

Os protestos realizados ontem contra o governo da presidente Dilma Rousseff e o PT reuniram quase 1 milhão de pessoas em todas as capitais do país e em algumas cidades do interior.

As manifestações ocorrem em pelo menos 151 municípios brasileiros. Não houve registro de confrontos violentos entre opositores e partidários do governo.

O maior ato ocorreu na avenida Paulista, em São Paulo, que foi tomada por 210 mil pessoas ao longo do dia. O ápice do protesto convocado por cinco grupos diferentes juntou 188 mil manifestantes simultaneamente às 16 horas, segundo o Datafolha.

O discurso hegemônico da manifestação pedia o impeachment da presidente Dilma e acusava o PT de ser responsável pelo escândalo de corrupção na Petrobras. Cartazes fazendo menção à Operação Lava Jato eram vistos em torno dos carros de som dos grupos MBL (Movimento Brasil Livre), Vem pra Rua, Revoltados Online e do partido Solidariedade.

Forças Armadas

O movimento SOS Forças Armadas também foi para a avenida com três carros de som e muitas faixas que pediam a intervenção militar. “Otário pede impeachment, patriota exige intervenção constitucional”, dizia um dos cartazes.

Acostumados a uma relação tensa com os manifestantes desde os protestos de 2013, os PMs foram aplaudidos desta vez. Alguns foram requisitados para tirar fotos ao lado dos manifestantes.

Em episódios isolados, 20 integrantes do grupo nacionalista “carecas do subúrbio” foram detidos com explosivos após um casal ser atingido por um rojão. Ninguém se feriu. Outras duas pessoas foram presas por furto e roubo de celular, segundo a Polícia.

Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro, o maior ato ocorreu na orla de Copacabana, onde mais de 15 mil manifestantes fecharam a avenida Atlântica, segundo a PM. No fim do dia, o comando da Polícia se recusou a fazer uma estimativa oficial. Os organizadores disseram ter reunido ao menos 50 mil pessoas.

Em Brasília, 40 mil pessoas se reuniram na Esplanada dos Ministérios, em frente ao Congresso Nacional, segundo a PM. (Folhapress)

NÚMEROS

210

mil pessoas tomaram a avenida Paulista durante ato em SP

15 mil

manifestantes participaram de protesto no Rio de Janeiro

40 mil

pessoas integraram ato contra o governo em Brasília

Saiba mais

Imprensa internacional

Os protestos que reuniram mais de um milhão de brasileiros ontem repercutiram também em veículos da imprensa internacional. O jornal The Guardian, em sua página na Internet, publicou que centenas de milhares de brasileiros "predominantemente brancos e de classe média" foram às ruas em defesa do impeachment da presidente Dilma Rousseff.

Fonte: O Povo