Privatização da Caixa Seguros é anunciada
O governo deu o primeiro passo para a privatização da Caixa Seguros, braço da Caixa Econômica Federal que vende serviços de seguro. O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, anunciou, ontem, que o governo dará início a estudos para avaliar a viabilidade de abrir o capital da empresa. O ministro enfatizou que a Caixa continuará atuando como um banco público. “A Caixa Econômica continuará sendo uma empresa 100% pública, mas a atividade de seguros, que, hoje, inclusive, tem sócios privados, vamos modificar de tal maneira que se abra o capital, que se faça essa oferta pública”.
O ministro fez o anúncio após se reunir com a presidente Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto. A presidente da Caixa, Miriam Belchior, também participou do encontro. De acordo com Belchior, o banco quer estar bem posicionado para aproveitar a retomada da economia. “Os objetivos, aqui, são muito claros: a possibilidade de aumentar a presença da Caixa Econômica num segmento importante e, também, evidentemente, aproveitar a vitalidade do nosso mercado de capitais”, disse Levy.
De acordo com o ministro, o caso do Banco do Brasil, que abriu capital do BB Seguridade, servirá de parâmetro para a operação. “Quando se faz um movimento assim, se aumenta a governança, se aumenta transparência, se reforça o mercado de capitais, abre oportunidade das pessoas investirem”, defendeu o ministro. Levy e Belchior não apresentaram um prazo para que os estudos sejam concluídos.
Fonte: O Estado do Ceará