IM DAS ESPECULAÇÕES - Petrobras divulga hoje balanço auditado de 2014
Adiada por duas vezes, devido as investigações da Operação lava Jato, a publicação do balanço auditado é fundamental para a captação de recursos
A Petrobras apresenta hoje as demonstrações contábeis do 3º trimestre de 2014 revisadas por auditoria independente e as demonstrações contábeis auditadas do exercício de 2014. Apesar de não serem esperadas boas notícias, a expectativa, tanto do governo como do mercado, é de que a divulgação do balanço represente o primeiro passo para solucionar a crise na estatal, restabelecendo a confiança entre os investidores. Na segunda-feira, o ministro Joaquim Levy (Fazenda) declarou, em Nova York, que a divulgação do balanço marcará mais uma etapa na reconstrução da empresa.
Para o economista Célio Fernando, a divulgação é importante não só para recuperar a confiança da estatal mas, sobretudo, do Brasil. “Hoje, um dos maiores temores é de que o País perca o grau de investimento (selo de bom pagador concedido pelas agências de crédito). Enquanto você não tem um balanço auditado, a especulação é muito grande. E confiança é a palavra-chave para sair dessa situação.”
Sem a publicação do balanço auditado fica mais difícil captar recursos e atrair novos investidores. Além disso, caso a divulgação seja adiada mais uma vez, parte dos credores poderiam exigir o pagamento antecipado da dívida, o que poderia levar a empresa à insolvência.
“Sem balanço, os problemas financeiros da empresa podem se agravar ainda mais”, diz o vice-presidente do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças no Ceará (Ibef-CE), Delano Macedo.
Para Macedo, a divulgação dos resultados está longe de solucionar os problemas da estatal, mas representa um primeiro passo, fundamental, para sua recuperação.
“Para ser reconstruída, a Petrobras terá de passar por várias etapas. Esse pode ser o começo de mudanças dentro da empresa, de maior profissionalização, com menos cargos ocupados por indicação política”, ele diz.
“Há uma visão no mercado de que as coisas dentro da empresa tendem a melhorar.” Com a expectativa do balanço auditado, as ações da Petrobras tiveram valorização da mais de 30% neste mês.
Plano de Investimento
A Petrobras teve seu primeiro problema com balanços, em outubro. A PwC se recusou a auditar e aprovar o documento porque diretores responsáveis por atestar a veracidade de informações foram citados na Operação Lava Jato, que apura corrupção. Depois foi preciso estabelecer um critério para calcular as perdas com o pagamento de propinas, o que foi resolvido neste mês.
Quando o balanço for entregue, a diretoria terá de rever o plano de investimentos, para enxugar e cortar projetos. A ex-presidente Graça Foster previa cortar os investimentos em 30% este ano, para US$ 31 bilhões. (Com Folhapress)
Fonte: O Povo