Presidente da Febrafite marca presença no 16º Encontro do Fisco Gaúcho
Aconteceu no último final de semana o 16º Encontro do Fisco Gaúcho, em Gramado. O tradicional evento da categoria fiscal no Estado foi marcado pela intensa programação, pela diversidade de abordagens e expressiva presença de autoridades políticas, dirigentes classistas, entre eles o presidente da Febrafite, Roberto Kupski, além dos servidores da Secretaria de Fazenda do Rio Grande Sul.
Na oportunidade, Roberto Kupski participou da mesa de abertura com o secretário-adjunto da Fazenda Estadual do RS, Luis Antônio Bins, apresentou o trâmite das pautas do Fisco estadual em Brasília e as ações da Febrafite, como por exemplo, o Prêmio Nacional de Educação Fiscal, em sua quarta edição.
Promovido pela filiada Afisvec e pelo Sindifisco-RS, o encontro contou como conferencistas na sexta-feira, dia 1º de maio, o consultor tributarista e ex-secretário da Receita Federal Everardo Maciel; o diretor de Comunicação do Sindifisco-RS e da Afisvec, Christian de Azevedo, e a diretora de atendimento e novos negócios da agência de publicidade 8 Total Brand, Ana Cláudia Milani, responsável pelas criações e execuções das peças publicitárias que difundem a importância da aprovação da PEC 186/06.
No sábado (02), os participantes assistiram a cinco painéis, duas palestras técnicas uma motivacional, que encerrou ciclo de palestras em clima de descontração. O presidente da Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividade (Sobratt), Álvaro Mello, falou sobre as novas perspectivas no mundo do trabalho, título de sua apresentação, e sobre a evolução dos ambientes de trabalho ao longo dos séculos.
Sobre as perspectivas da Receita Estadual do RS, o subsecretário do órgão, Mário Wunderlich, disse que há a necessidade de avançar nas questões da educação fiscal e de comunicação com os municípios gaúchos. "Precisamos nos envolver mais com os municípios e a sociedade”, afirmou.
Para abrir o último dia do evento, os participantes participaram do painel que teve como tema "Administração Tributária e suas autonomias”. Os debatedores foram os presidentes da Afisvec e do Sindifisco-RS, Altemir Feltrin e Celso Malhani, respectivamente, Luiz Antônio Bins, Paulo Paz e Humberto Ávila e o deputado Pompeo de Mattos. A mediação esteve a cargo do diretor do Sindifisco-RS, auditor-fiscal Geraldo Sheibler.
No painel "Receita disponível entre entes federativos e o pacto federativo”, o auditor-fiscal da Receita Estadual João Batista Mezzomo falou sobre a carga tributária brasileira e os reflexos nas prestações de serviços públicos. Já o segundo palestrante deste painel, Nelson Egger, diretor-presidente da empresa Fruki, produtora de refrigerantes e água mineral, falou sobre a história da empresa, fundada em 1924, e ressaltou a importância do Fundo Operação Empresa do Estado (Fundopem) para alavancar o crescimento do empreendimento.
Ao final das palestras e painéis técnicos, a coach Jo Lima apresentou uma palestra motivacional na qual falou sobre o conceito de resiliência e apresentou situações práticas do dia-a-dia na qual a postura [de resiliência] pode ser aplicada.
Também presentes nesta 16º edição, a senadora Ana Amélia Lemos PP-RS; o ex-governador Germano Rigotto e o vereador de Porto Alegre Airto Ferronato; o vice-presidente da Fenafisco, João Marcos de Souza; o subsecretário da Receita Estadual, Mário Wunderlich; o terceiro vice-presidente do TJRS, desembargador Francisco José Moesch; o superintendente da 10ª região fiscal da Receita Federal, Paulo da Paz; o procurador-geral de Justiça do Rio Grande do Sul, Eduardo de Lima Veiga e o secretário-adjunto da Fazenda Estadual, Luis Antônio Bins - representando o governador José Ivo Sartori.
Com informações da Ascom Afisvec/RS.
Fonte: Febrafite