Pular para o conteúdo principal

Publicado em: 07/07/2015

Categoria

HUB DA TAM - Grupo de trabalho irá definir estratégia

O governador Camilo Santana comandou a formação de um grupo para traçar ações de cunho industrial para reforçar a defesa da vinda do hub da TAM para Fortaleza

O Governo do Estado do Ceará, a Prefeitura de Fortaleza e a Federação das Indústrias do Ceará (Fiec) criaram um grupo de trabalho, ontem, no Palácio da Abolição, para discutir estratégias na tentativa de trazer o hub da TAM para Fortaleza. O objetivo é criar uma mobilização crescente que tem como meta unir setores produtivos de todo o Estado em prol do hub.

Na reunião, também foi discutido propostas para fomentar o desenvolvimento industrial no Estado. Após o encontro, o governador reforçou a intenção de, junto com a Prefeitura e a Fiec, traçar estratégias para atender as demandas postas pela companhia aérea.

“Atualmente, nos foi colocado como principal medida as condições aeroportuárias do Estado. Uma dessas ações que nos foi estabelecida seria a adesão da concessão do nosso Aeroporto. E nós garantimos. Foi um dos pré-requisitos da empresa para aceitação da nossa proposta. Por isso, no que depender do Governo Federal, do Estado e da Prefeitura de Fortaleza, nós vamos garantir todas as condições necessárias para a vinda do hub para o nosso Estado”, disse o governador.

Durante este encontro de ontem, foi criado um grupo de trabalho para discutir questões relacionadas às condições postas ela TAM, como a infraestrutura logística e aeroportuária de Fortaleza.

“A gente não está só pensando na chegada do hub, mas no que isso impacta. (A formação desse grupo) é para que nós possamos nos consolidar para a vinda desse equipamento”, disse o chefe de Gabinete do Governo do Estado, Élcio Batista.

Além da infraestrutura, a TAM leva em consideração o desempenho econômico e turístico do Estado. Na disputa pelo hub, Fortaleza concorre com Recife e Natal. A TAM deve anunciar a cidade escolhida até o final deste ano.

União

Ricardo Cavalcante, diretor administrativo da Fiec, ressalta que o posicionamento de Camilo Santana frente à mobilização a favor do hub é um grande diferencial. “O empresário é otimista por natureza. O foco, gora, é tentar trabalhar essa união com campanha pelo hub no Ceará. Temos que pensar grande”.

Segundo o Governo do Estado, o hub representa um investimento de R$ 4 bilhões e deve gerar de 10 mil empregos diretos e indiretos no setor do Turismo, no do comércio e de serviços como um todo.

A expectativa do Governo é de que, com a instalação do empreendimento, o Ceará tenha, de início, mais 14 voos diretos para a Europa. (Colaborou: Giovânia de Alencar / Especial para O POVO).

 

Fonte: Jornal O Povo